Cidadeverde.com
Geral

Chesf prevê que rio Parnaíba deve subir mais meio metro

Imprimir
O rio Parnaíba subiu quatro centímetros entre as 6h da manhã e as 17h deste sábado (9), reflexo do aumento da liberação das águas da barragem de Boa Esperança nos últimos dias. Segundo dados da Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf), o leito do rio que media 6,20m na manhã do sábado deve atingir 6,70m neste domingo e prejudicar a população ribeirinha sobretudo na zona norte de Teresina.
 
De acordo com o gerente regional da  Chesf, Airton Feitosa, a população que mora às margens do Velho Monge deve ficar alerta. "A recomendação é que as pessoas, principalmente da região do Encontro dos Rios, retirem as coisas de suas casas", afirma.
 
 
Por outro lado, Feitosa afirma que o rio ainda não é uma grande ameaça à cidade de Teresina. "Estamos trabalhando com uma margem segura. Não há risco do Parnaíba chegar à avenida Maranhão", garante. O limite máximo de altura de segurança considerado pela Chesf é de 6,87m.
 
A barragem de Boa Esperança está com 98,64% de sua capacidade total e libera água a 1.800m³/s porque, segundo a meteorologia, ainda chove no Sul do Piauí.
 
Carlos Lustosa Filho
Tags:
Imprimir