Cidadeverde.com

Mulher com suspeita de gripe A no PI fica isolada

Imprimir
A Secretaria de Saúde divulgou nota na tarde desta segunda-feira confirmando o monitoramento de uma paciente no hospital Natan Portela com suspeita de gripe A (influenza H1N1), conhecida como gripe suína. O governo nega que há dois casos suspeitos da doença no Estado.
 
Veja na íntegra a nota
 
A Secretaria de Estado da Saúde informa que está EM MONITORAMENTO um caso de paciente que procurou o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella com alguns sintomas compatíveis com Influenza A (H1N1). Informa, ainda, que as medidas que constam do protocolo do Ministério da Saúde foram cumpridas à risca.
 

 
A pessoa veio dos Estados Unidos e, no dia seguinte, apresentou tosse e dor de garganta. Não teve nem tem febre. Procurou um serviço de saúde privado que encaminhou o caso ao Natan Portella. O Hospital recebeu paciente na tarde de hoje (11/05/09), coletou amostra para exame, que foi processada pelo Lacen (Laboratório Central) e enviada ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado deverá sair após 72 horas.
 
A pessoa foi liberada. Vai ficar de quarentena, usando máscara N95 (modelo reforçado e não descartável), em ambiente arejado. Foi orientada a evitar contato próximo com outras pessoas e a lavar as mãos sempre que tossir. A família foi orientada a também usar máscara na presença dela. Nenhuma pessoa da família apresenta qualquer sintoma.
 
A Secretaria ressalta que trata-se de caso EM MONITORAMENTO e não suspeito. “Há diferenças importantes entre casos em monitoramento e casos suspeitos. Os pacientes em monitoramento apresentam algum dos sintomas da doença, mas não preenchem todos os critérios de descrição da doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Estão em monitoramento por medida de prevenção. Já os casos suspeitos são aqueles em que os pacientes atendem a um conjunto de fatores possíveis da doença”, esclarece o Ministério da Saúde em nota.
 
A Secretaria afirma, ainda, que a rede pública está preparada para monitorar, diagnosticar e tratar precocemente os possíveis pacientes.
 
 Atualizada às 15h46min
 
O secretário de Saúde do Piauí, Assis Carvalho, anunciou na tarde desta segunda-feira que uma mulher vinda da Pensilvânia, nos Estados Unidos, está sendo monitorada no Estado como suspeita de gripe suína – influenza A (H1N1).

Ela chegou na sexta-feira ao Piauí e apresentou sintomas relativos da doença e por precaução procurou o hospital. O monitoramento está sendo feito pelo Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina.
 
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

“Já coletamos os exames e encaminhamos para o laboratório Adolfo Lutz, em Belém (PA). No prazo de 72 horas teremos o resultado. Mas, a nossa equipe prevê que há 90% de chances de não ser a gripe A”, adiantou o secretário.

O Ministério da Saúde divulgou hoje que subiu para 22 os casos suspeitos de gripe no País. Oito pacientes foram confirmados  com a doença, sendo seis com vínculo de viagens internacionais e dois autóctones (contaminados dentro do território nacional).
 
 
 
Segundo informações da Secretaria de Saúde, a paciente suspeita de gripe A está com uma “indisposição respiratória” e procurou uma clínica particular em Teresina. Logo depois, a equipe médica resolveu encaminhá-la para o Instituto Natan Portela, que tem três leitos especializados para receber casos da doença e está preparado para atender pacientes com a gripe.

“Essa suspeita não é momento de alarde no Estado. Estamos monitorando e o Estado está preparado para atender os pacientes com a gripe”, destacou Assis Carvalho.
 
A Secretaria de Saúde vai divulgar uma nota sobre o caso. Hoje à tarde todos os funcionários e visitantes do Natan Portela estavam usado máscara.
 
 
 
 
Flash de Yala Sena (Direto do hospital Natan Portela)
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: