Cidadeverde.com

Professores fazem assembleia para discutir nepotismo na UFPI

Imprimir

Na tarde desta quarta-feira (13), a partir das 16 horas, novamente os docentes da Universidade Federal do Piauí – UFPI se reunirão em Assembleia Geral no auditório da Associação dos Docentes da UFPI, para discutir os desdobramentos das deliberações tomadas pelo Sindicato em relação ao ato arbitrário da Reitoria da UFPI, nº 538/09, que retira prerrogativas garantidas no Regimento Geral da UFPI dos diretores de Centros da Universidade e de Chefes de Departamentos para oferta de disciplinas e redistribuição de carga horária dos docentes, entre outras atribuições, passando essas tarefas inerentes ao dia-a-dia dos cursos ao setor de recursos humanos da UFPI, sem consulta ou aprovação dos conselhos. 

Na última Assembleia Geral dos docentes, o auditório ficou lotado e os professores, após longas discussões, deliberaram, por unanimidade, ao não acatamento do Ato 538/09, por considerarem uma medida autoritária, impensada, abusiva, antidemocrática e que acarretará em graves prejuízos para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na UFPI.

Entre as demais deliberações, ficou decidido que a ADUFPI entraria com mandado de segurança na justiça; com reclamação no Ministério Público Federal; c com ação na Justiça Federal; enviou Nota de Repúdio em veículos de comunicação; não acatamento imediato dos departamentos perante o ato; criação de   Observatório para acompanhar os atos da reitoria e reuniões da Diretoria da ADUFPI nos Centros para apresentar os efeitos negativos caso o ato vigore.

DENÚNCIAS – Os professores afirmam que merecem respeito por parte da Reitoria. A comunidade universitária tem acompanhado informes sobre as atividades de ensino da professora e pró-reitora Guiomar Passos nas mais diversas faculdades particulares de Teresina, Picos e na Secretaria Municipal de Educação. Até agora não se tem conhecimento de providências tomadas pela administração superior da UFPI.

Este assunto também será encaminhado à Assembleia Geral de logo mais à tarde, com a proposição de protocolizar, através do Sindicato, junto a UFPI, o pedido de imediata abertura de processo administrativo disciplinar, bem como, representação junto ao Ministério Público Federal uma denúncia pública sobre os fatos.

Nessa mesma assembleia de hoje, será encaminhada proposta de discussão sobre as nomeações para cargos em comissão de pessoas que não fazem parte do quadro de técnicos administrativos e nem do de docentes ativos e/ou aposentados da UFPI, o que pode se configurar nepotismo cruzado. Ressalta-se que os nomes dos comissionados (com salários de R$ 3.959,26) que não fazem parte do quadro da UFPI constam na relação de assessores especiais no website da UFPI.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: