Cidadeverde.com

Caixa anuncia liberação do FGTS a alagados para reconstrução de casas

Imprimir
O superintendente nacional de Atendimento para a Região Nordeste da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Sousa, chega na noite desta quarta-feira (13) a Teresina. Ele participa amanhã pela manhã de reunião com o governador Wellington Dias (PT) e prefeitos de municípios atingidos pelas enchentes. No encontro, marcado para a sede da Associação Piauiense de Municípios - APPM -, serão anunciadas medidas para ajuda aos desabrigados, entre elas a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS.
 
 
A liberação do FGTS foi motivo de requerimento na Assembléia Legislativa hoje. O deputado estadual Ubiraci Carvalho (PDT) chegou a mencionar que a medida estava atrasada. Segundo informações obtidas pelo Cidadeverde.com junto à Caixa, o a liberação do Fundo depende de questões legais por parte dos municípios, que precisam declarar formalmente ao Governo Federal seu Estado de emergência e calamidade, e apontar os bairros atingidos. Só os moradores das regiões assinaladas poderão sacar o FGTS.
 
Além disso, o superintendente da Caixa vai anunciar a diminuição da taxa de juros aos municípios, carência para financiamentos, aumento de linhas de crédito para pessoas física e jurídica, e ainda uma campanha nacional de arrecadação. Os clientes do banco poderão doar tanto mantimentos como dinheiro em uma conta disponível nos terminais de todo o país, que será revertido diretamente para a Defesa Civil dos Estados atingidos. Maranhão, Piauí e Ceará já estão confirmados entre os beneficiados.
 
Prefeitos de 58 municípios devem participar do encontro na APPM, onde a Caixa deverá dar orientações mais claras quanto aos procedimentos a serem tomados para que se possa gozar do benefício.
 
Minha Casa, Minha Vida
O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional - ADH - Marcelino Fonteles, estima que das 15 mil famílias desabrigadas no Piauí, cerca de 10 mil tenham FGTS e poderão ser beneficiadas. Ele informou que a Caixa deverá exigir também que as mesmas tenham renda de até três salários mínimos para que os trabalhadores possam construir, reformar, ou alugar casas. O Governo do Piauí tem a perspectiva ainda de que a Caixa possa anunciar a liberação do FGTS para toda a população piauiense financiar sua casa própria.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: