Cidadeverde.com

Mulher é 2º caso suspeito de gripe suína no Piauí

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com
 
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na noite desta quarta-feira (13) a internação de mais uma pessoa com sintomas suspeitos da Gripe A, inicialmente batizada como gripe suína. O órgão deve divulgar nota ainda hoje repassando informações sobre o caso.
 
Foi confirmado que uma mulher compareceu ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela na tarde de hoje apresentando sintomas da doença. Por ela ter vindo do exterior, e de um país que é área afetada pela nova gripe, o caso não foi classificado pelo Estado como suspeito, mas a paciente será monitorada.
 
A identidade da paciente e o país de origem não foram revelados, assim como qualquer outro detalhe. Para o Estado, o caso só é suspeito quando apresenta todos os sintomas da doença - febre, tosse, dores musculares, cansaço, diarréia, vômito, irritação nos olhos, e fluxo nasal.
 
Na última segunda-feira, uma outra mulher foi isolada no Natan Portela com sintomas da doença. Ela fazia intercâmbio nos Estados Unidos e aguarda o resultado dos exames em casa.
 
 
  • Nota oficial enviada às 20h19min
GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PIAUÍ
NOTA SOBREA INFLUENZA A
TERESINA, 13 DE MAIO DE 2009
 
A Secretaria de Estado da Saúde informa que há dois casos em MONITORAMENTO de pacientes que apresentam sintomas compatíveis com Influenza A (H1N1) no Piauí.. A segunda paciente veio de área afetada no exterior e procurou o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella, que segue o protocolo normal de assistência, coleta e envio do material para exames no Instituto Aldoifo Lutz em São Paulo, encarregado pelos exames.
A Secretaria ressalta que trata-se de casos EM MONITORAMENTO e não suspeitos. "Há diferenças importantes entre casos em monitoramento e casos suspeitos. Os pacientes em monitoramento apresentam algum dos sintomas da doença, mas não preenchem todos os critérios de descrição da doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Estão em monitoramento por medida de prevenção. Já os casos suspeitos são aqueles em que os pacientes atendem a um conjunto de fatores possíveis da doença". (Ministério da Saúde).
A Secretaria afirma, ainda, que a rede pública está preparada para monitorar, diagnosticar e tratar precocemente os possíveis pacientes.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: