Cidadeverde.com

Focos de queimadas crescem 44% e Piauí ocupa 2ª colocação no Nordeste

Imprimir

Foto: Corpo de Bombeiros

O Piauí registrou um aumento de 44% no número de focos de queimadas no mês de setembro, em comparação com o mês anterior. De acordo com dados do sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 01 a 28 deste mês já são 2405 focos registrados. Em todo o mês de agosto foram 1659 focos. 

Os dados ainda mostram que o Piauí aparece na 2ª colocação da região Nordeste em focos de queimadas, atrás apenas do Maranhão. Em relação ao ranking nacional, o Piauí aparece na 8ª colocação. 

Municípios que mais registraram mais focos de queimadas: 

  1. Uruçuí - 229 focos 
  2. Manoel Emidio-  124 focos
  3. Baixa Grande do Ribeiro- 117 focos
  4. Santa Filomena-  117 focos
  5. Floriano- 86 focos
  6. Canto do Buriti-  76 focos
  7. Ribeiro Gonçalves- 75 focos
  8. Sebastião Leal- 73 focos
  9. Gilbués-  67 focos
  10. Monte Alegre-  67 focos 

O aumento do número de focos de queimadas coincide com o chamado B R O Bró, período do ano marcado por altas temperaturas e baixa umidade do ar em boa parte do Piauí. 

Ações 

Para conter o avanço das queimadas, o Corpo de Bombeiros reforçou o envio de homens para as regiões mais atingidas, principalmente no semi árido piauiense. A corporação também reforçou o treinamento de brigadas municipais, coordenadas pelas prefeituras, que ajudam no controle dos focos de menor proporção. 

Além disso, ações educativas também foram reforçadas, com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do uso do fogo na agricultura. 

 

 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais