Cidadeverde.com

Desembargador Hilo de Almeida é eleito presidente do Tribunal de Justiça do Piauí

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O desembargador Hilo de Almeida foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Piauí para o biênio 2023-2024.  A eleição aconteceu na manhã desta segunda-feira (03) na sede do Poder Judiciário e também definiu o desembargador Olímpio Passos Galvão como novo Corregedor Geral de Justiça. Os dois foram aclamados por unanimidade pelos 20 desembargadores da corte. A posse acontecerá em 7 de janeiro do próximo ano.

O desembargador Manoel de Souza Dourado será o vice-presidente do TJ-PI. Já o desembargador José Ribamar Oliveira, atual presidente, passará a ser o vice-corregedor a partir de 2023. 

Hilo de Almeida falou sobre a escolha unânime dos 20 desembargadores pelo seu nome. Para o magistrado o sentimento é gratidão. Em entrevista, o presidente eleito do TJ-PI fez suspense quanto aos projetos de gestão que tem para o Poder Judiciário e acrescentou que só falará acerca dos projetos que tem após a posse. 

“A palavra do momento é gratidão, estou muito feliz e agradeço a Deus, especialmente ao meu Tribunal, que está confiando essa missão. Sabemos que é um grande desafio, mas, estamos prontos. Quanto ao meu plano de gestão, não é momento adequado para isso, pois seria deselegante. Temos ainda três meses de gestão do desembargador presidente que está fazendo uma bela gestão e eu vou deixar aqui com vocês um suspense”, disse o desembargador.

José Ribamar Oliveira, atual presidente do TJ-PI, também falou sobre a expectativa para a próxima gestão.  “É um magistrado experiente, tenho certeza que fará uma grande administração. É o que todos esperam e tenho certeza que acontecerá”, pontuou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Ao longo desta manhã, também aconteceu no TJ-PI, a entrega de nova comenda do Poder Judiciário piauiense, agora, atualizada no Grão Mestre para 20 desembargadores e para o procurador-geral do Ministério Público, Cleandro Moura.

Perfil 

Hilo de Almeida Sousa nasceu em 11 de março de 1957, no município de Mirador, no Maranhão. Em 1973 mudou-se para Teresina, onde estudou o 2º Grau na Unidade Escolar Zacarias de Góes (Liceu Piauiense) e o Curso de Eletrotécnico na Escola Técnica Federal do Piauí. 

Em 1976, mudou-se para João Pessoa, na Paraíba, onde, em 1980, se formou no Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais na UFPB. 

Ingressou no Ministério Público do Estado do Piauí em 1983, após prestar Concurso Público. oi titular das Promotorias de Guadalupe, Paulistana, José de Freitas, Piripiri, Teresina (5ª Vara Criminal) e da Curadoria da Infância e Juventude, respondendo ainda pelas Comarcas de Cocal, Parnaíba, José de Freitas, Piripiri e Piracuruca.

Hilo de Almeida foi nomeado o cargo de Desembargador em janeiro de 2012 na vaga do 5º constitucional cabível ao Ministério Público. Atuou como corregedor Geral da Justiça do Estado do Piauí no biênio 2019/2020.

 

Natanael Souza e Paula Sampaio 
[email protected] 

  • desmebaragdores.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • hilo_de_almeida.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj04.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj08.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj012.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj11.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj12.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj011.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj02.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj05.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj06.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj07.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj09.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tj10.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais