Cidadeverde.com

Governador assina ordem de serviço para Adutora de Piaus

Imprimir
Mesmo considerando a grande quantidade de chuvas que vêm ocorrendo no Piauí, em outros meses do ano, muitas famílias enfrentam a escassez de água na região do semiárido, sobretudo, no tocante às atividades alicerçadas no regime das chuvas, cuja fraca freqüência e má distribuição temporal e geográfica compromete a esperança de vida da comunidade, principalmente quando este recurso pode faltar em períodos críticos.

Já se antecipando para garantir o melhor para os piauienses, o governador Wellington Dias, acompanhado pelo Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira e o Diretor do Departamento Nacional de Obras Contra às Secas, José Carvalho Rufino  –   visitam na próxima segunda-feira, dia 18, a Barragem de Piaus, uma obra que está sendo concluída pelo DNOSC.
 
Na ocasião, o governador também assina a ordem de serviço para a Adutora de Piaus, uma obra que está sob a responsabilidade da Semar e que é financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

A barragem de Piaus está projetada para acumular cerca de 62 milhões de metros cúbicos de água, destinando-se principalmente para o abastecimento humano das cidades: São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí, e Campo Grande do Piauí, da comunidade Mandacarú e de outras comunidades próximas ao traçado da adutora.

O empreendimento em estudo é uma iniciativa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, o qual compõe o Ministério da Integração Nacional, correspondendo à obra de implantação e construção da Barragem Piaus, barrando o Rio Marçal, que nasce no município de Pio IX, percorre os municípios de Fronteiras e São Julião, e tem a sua foz no Rio Guaribas, no município de Picos.
O empreendimento foi licenciado pela Semar que também concedeu a outorga preventiva e encontra-se em fase de instalação.

“A Semar através do  PAC, iniciará a implantação do Sistema Adutor Piaus que tem recursos no valor de R$ 34,5 milhões, com o objetivo de ofertar água em quantidade e qualidade de forma sustentável, visando a solução em definitivo da problemática do abastecimento das populações residentes nas cidades de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí, e Campo Grande do Piauí, da comunidade Mandacarú e de outras comunidades próximas ao traçado da adutora. Desta forma, temos o compromisso de garantir o abastecimento para uma população de 25.117 habitantes até o ano de 2036, com uma extensão de adutora de água tratada em 95.686 metros”, enfatiza Macambira.
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: