Cidadeverde.com

Governo e prefeitos discutem destino do lixo urbano em Picos

Imprimir

A Secretaria Estadual das Cidades realizou hoje, em Picos, o segundo seminário para apresentação da Proposta de Regionalização referente ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que visa encontrar soluções adequadas para resolver os problemas relacionados ao lixo urbano.

Para o vice-governador Wilson Martins, que representou o governador no evento, o destino certo dos resíduos sólidos é tão importante quanto tratar da saúde do povo. “Quero parabenizar o governador Wellington Dias por essa iniciativa que permitiu ao secretário das Cidades comandar esse plano de resíduos sólidos, com a participação dos municípios, objetivando cuidar do lixo, preservando o meio ambiente e a saúde da população”, afirma o vice-governador. 

O evento, que aconteceu no prédio da Associação Comercial, reuniu representantes dos 71 municípios que compõem os territórios de desenvolvimento do Vale do Guariba, Vale do Canindé e Vale do Sambito.

Segundo o secretário Estadual das Cidades, Flávio Nogueira, já existem recursos assegurados pelo Ministério do Meio Ambiente, na ordem de R$ 13 milhões, para enfrentar o problema do lixo urbano nos 33 municípios da região de Parnaíba, que compõem os territórios Planície Litorânea e Cocais. 

O secretário de Fazenda Antônio Neto, comentou que pela importância do plano, irá se esforçar para assegurar recursos para também investir no tratamento dos resíduos sólidos de outros municípios do Estado. “O meu papel, como secretário da Fazenda, é ajudar a alavancar recursos, inclusive em outras áreas, tanto do Tesouro Estadual, como direto do governo federal ou do Orçamento da União, para atender esse tipo de política, essencial para melhorar a qualidade de vida da população”, garante Antônio Neto.
  
Também participaram do seminário, a deputada estadual, Lílian Martins, o secretário Estadual da Saúde, Assis Carvalho, o promotor Flávio Abreu, o deputado federal Júlio César Lima, e o vice-prefeito de Picos, Raimundo Neiva Eulálio, além de outros gestores dos 71 municípios da região.  

Ainda vão acontecer mais dois três seminários para discutir esse plano, sendo os seguintes locais: na Câmara dos Vereadores de São Raimundo Nonato (23-05), no Colégio Agrícola de Bom Jesus (06-06) e no auditório da Assembléia Legislativa do Piauí, em Teresina (19-06)
 
 
Cobertura da Coleta de Lixo em domicílios urbanos não chega a 73%
 
Depois de concluído o estudo da regionalização dos recursos sólidos, a Secretaria das Cidades irá elaborar o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos nos municípios piauienses integrantes da bacia hidrográfica do Rio Parnaíba. Os recursos disponibilizados para esse plano irão melhorar significativamente a política de saneamento desses municípios. Para se ter uma idéia, enquanto que no Brasil o índice de domicílios urbanos atendidos com a coleta de lixo alcança mais de 89%, no Piauí não chega a 73%.

Também no que diz respeito ao equacionamento das destinações finais dos resíduos sólidos, na quase totalidade dos municípios do estado as alterações dos últimos anos parecem não significativas. Informações preliminares dão conta que as melhorias nas áreas de destinações finais se restringem a algumas cidades de porte médio e a capital que, dentre as medidas mais importantes, destacam-se ações corretivas que visam a transformação de seus lixões em aterros controlados. “Estamos propondo a criação de consórcios integrados por vários municípios que visem contribuir para a melhoria dos resíduos sólidos nos municípios piauienses”, enfatiza Flávio Nogueira.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: