Cidadeverde.com

"A Viagem da Independência", 2º episódio, resgata fatos marcantes do Piauí; assista

Imprimir

O especial “A Viagem da Independência”, exibido nesta quarta-feira (19), Dia do Piauí, pela TV Cidade Verde, trouxe documentos históricos como mapas, cartas, atlas e diversos fatos que explicam a origem da formação do estado do Piauí.

O segundo episódio contou a história do estado e dos principais personagens que participaram do movimento libertário do Piauí no processo de independência do Brasil, como Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva e Leonardo Castelo Branco.

Fotos arquivos pessoais

Para entender sobre a origem do Piauí, Neyara Pinheiro esteve no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, que abriga o Museu Histórico e Diplomático e também a Mapoteca. No prédio, a jornalista entrevistou o bibliotecário Lucas Figueiredo e a diretora do museu, Daniella Xavier.

A reportagem também mostrou um dos documentos mais antigos sobre o Piauí, um mapa do século XIX e uma carta hidrográfica do Rio Parnaíba do ano de 1806.

Atravessando o oceano Atlântico, Neyara Pinheiro foi recebida pela diretora Ana Canas, do Arquivo Histórico Ultramarino em Lisboa, que apresentou parte do acervo de documentação administrativa sobre as colônias portuguesas desde o século XVII.  

Já voltando para o Piauí, o especial fez uma visita na cidade de Parnaíba para conhecer de perto os principais lugares e pessoas que defenderam a independência do estado. Para contar sobre esse processo, a reportagem entrevistou o historiador e escritor Diderot Mavignier.

A última parada do segundo episódio da Viagem da Independência foi no Arquivo Público do Estado do Piauí com a presença do historiador e professor Fonseca Neto.

No local, Neyara Pinheiro teve uma autorização especial para mostrar o inventário de Simplício Dias e documentos importantes que falam sobre o dia 19 de outubro de 1822, da criação da bandeira e do brasão do Piauí, além de decretos e ofícios.

As próximas paradas da "Viagem da Independência" serão nos dia 24 de janeiro (adesão do Piauí à Independência) e 13 de março (Batalha do Jenipapo).

Em cada local, Neyara Pinheiro e a equipe da TV Cidade Verde conversaram com historiadores e mostraram casas, palácios, museus, espaços e objetos que contam a história do processo de independência do Brasil.

Até o momento, a equipe da TV Cidade Verde já percorreu 18 mil km. Quem comanda a série é a jornalista Neyara Pinheiro, que visitou diversos locais históricos no Brasil, em Portugal, como o Museu do Itamaraty, o Paço Imperial no Rio de Janeiro e a Torre do Tombo em Lisboa, além das cidades de Oeiras e Campo Maior, no Piauí.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais