Cidadeverde.com

Governador anuncia recursos para os Platôs de Guadalupe

Imprimir
Acompanhado do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Elias Fernandes Neto, o governador Wellington Dias visitou, nesta segunda-feira (18), no município de Guadalupe, o Perímetro Irrigado dos Platôs de Guadalupe, onde acompanhou as obras de sua segunda etapa. “São cerca de R$ 300 milhões, que já estão sendo investidos aqui”, informou o governador. “Isso vai permitir mudar completamente o perfil desta área”, ressaltou.
 

O governador e o vice-governador Wilson Martins percorreram áreas do perímetro irrigado usadas para a plantação de culturas frutíferas, como a banana pacovan, goiaba, maracujá, acerola, coco, mamona e macaxeira. “Nós visitamos, hoje, um projeto com cerca de dois mil hectares plantados”, observou Wellington Dias. “Podemos ver a satisfação dos produtores com a alta produtividade da banana, da goiaba, do coco, um conjunto de outras frutas trabalhadas aqui”, acrescentou.

“Agora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva incorporou esse projeto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, declarou o governador apostando no rápido desenvolvimento dos Platôs de Guadalupe nos próximos anos. “Hoje, geramos aqui cerca de 600 empregos diretos e mais uma quantidade muito maior de empregos indiretos. É daqui que se abastecem com banana a região de Balsas (MA), a Ceapi, em Teresina, e isso vai mudando cada vez mais o perfil econômico do nosso Estado.”

Base industrial

Na sede da Associação Central dos Irrigantes do Perímetro Irrigado dos Platôs de Guadalupe, Wellington Dias, entregou, em regime de comodato, dois tratores com implementos agrícolas financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF) e fornecidos pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) em convênio com o Governo Federal. As patrulhas mecanizadas serão usadas por 115 pequenos produtores que atuam em regime de agricultura familiar no perímetro.

Patrulha Mecanizada para os Platôs A implantação de uma base industrial no perímetro foi outra questão discutida pelo governador, irrigantes e autoridades, como os secretários da Fazenda, Antônio Neto, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, e das Cidades, Flávio Nogueira. Os deputados federais Marcelo Castro, Átila Lira, Osmar Júnior e Júlio César Lima, que apresentou emenda parlamentar para o fornecimento dos tratores à associação dos irrigantes, também participaram das discussões.
“A ideia é trabalhar uma base industrial para a banana, que já tem uma grande quantidade de hectares plantados e produzindo, maracujá e outros produtos que estão chegando”, informou Wellington Dias, que marcou uma reunião para a próxima quinta-feira (21), às 17 horas, no Palácio de Karnak, para discutir aspectos relativos à construção de casas às famílias de irrigantes - reivindicação defendida pelo segmento - e ao fornecimento de água e energia elétrica nos Platôs de Guadalupe.

Reunião no Karnak

Essa reunião deverá contar com a presença dos prefeitos de Guadalupe, Sebastião Leal, Canavieiras, Porto Alegre do Piauí, Jerumenha, Landri Sales e Uruçuí. Todos eles integraram a comitiva do governador durante a visita ao perímetro irrigado. Participarão também do encontro marcado para o Palácio de Karnak representantes da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Caixa Econômica e Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH).

“Agora, precisamos resolver o problema de habitação dos irrigantes aqui dentro do próprio projeto e regularizar algumas situações que irão dar maior segurança aos produtores, como é essa parte da energia”, disse Wellington Dias. “O que estava atrasando era exatamente a falta da regularização da terra. Essa área pertence à União, através do Dnocs, e a ideia é repassá-la aos irrigantes, mas o diretor-geral do Dnocs se comprometeu hoje em dar uma declaração sobre a titularidade desses terrenos”.

O governador informou que a meta, em relação às condições de moradia dos irrigantes dos Platôs de Guadalupe, é construir inicialmente 150 casas em lotes já regularizados, cuja titularidade é dos irrigantes. Por meio do Programa Luz para Todos, a energia elétrica será fornecida a essas habitações e ainda um sistema de abastecimento d’água os contemplará. Tudo para que o perímetro irrigado se transforme no maior produtor de frutas do Estado.

Da redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: