Cidadeverde.com

Governo vai ofertar transporte intermunicipal gratuito a partir de sábado para o 2º turno

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

O secretário Estadual de Governo, Antônio Neto, e representantes de 10 empresas do transporte intermunicipal e semiurbano se reuniram nesta segunda-feira (24) e decidiram que vão garantir a gratuidade no transporte para os eleitores que vão votar no segundo turno a partir do próximo sábado (29).

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu no último sábado, dia 22, que os estados também poderão fornecer, de maneira voluntária, serviços de transporte público gratuito no segundo turno. Antes o ministro determinava apenas os municípios. A governadora Regina Sousa (PT) vai assinar um decreto e a Secretaria de Transportes também vai baixar uma portaria regulamentando essa gratuidade.

Na reunião ficou decidido que a gratuidade estará à disposição do eleitor a partir da meia-noite do sábado, dia 29, para o transporte de passageiros de cidades com distância superior a 100 km. Já aqueles eleitores que usam o transporte semiurbano terão a passagem gratuitamente das 4h até às meia-noite do domingo (30). 

“O transporte semiurbano, no caso de Teresina, Altos e Campo Maior, José Freitas só vai funcionar no domingo, dia da eleição. Já de municípios mais distantes vai funcionar a partir do sábado para dar tempo para as pessoas se deslocarem”, explicou.

Os eleitores devem adquirir as passagens de ida e de volta nos guichês das empresas de transporte, com apresentação do título de eleitor para comprovar que vota em outra cidade.

“Vamos dar condições para pessoas que não poderiam se deslocar no dia 30, até mesmo no dia 29, de graça. Será assegurado ao eleitor que apresentar seu título eleitoral, que vota fora de sua cidade, ou outro documento que comprove isso e ele receberá gratuitamente uma passagem de ida e de volta. A empresa vai emitir a passagem na rodoviária e nos terminais de cada empresa”, explicou o secretário.

O secretário pediu que os eleitores garantam logo as passagens e que o objetivo é diminuir a abstenção na votação. “É importante garantir logo a ida e a volta. Essa decisão é para diminuir a abstenção, no sentido de atender a decisão do Supremo Tribunal Federal que estendeu aos governadores a possibilidade de permitir a gratuidade. Há um movimento nacional muito forte, para que o eleitor possa votar no dia 30, pois é um momento importante para o país”, destacou.

Já em relação ao transporte municipal na cidade de Teresina ainda não existe um acordo. “Estamos estudando, entramos em contato hoje com autoridades do município e estamos dispostos para colaborar, para que o município faça o processo de gratuidade, para que a população possa votar”, afirmou Antônio Neto.


Bárbara Rodrigues e Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais