Cidadeverde.com

3º caso suspeito de gripe A deu negativo

Imprimir
A Secretaria Estadual de Saúde emitiu agora pouco o resultado do exame feito na aeromoça que estava internada com suspeita de ter contraído a gripe A, mais conhecida como gripe suína. O exame deu negativo.

O material foi colhido na semana passada e enviado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A paciente estava internada em estado de isolamento no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela.

Ela é aeromoça e chegou ao Piauí com desconforto respiratório, febre e tosse. A medida de interná-la foi tomada porque ela veio da Irlanda, país com alto índice de infestação da doença. É o terceiro caso descartado no Piauí somente este mês.
 
Confira a nota na íntegra
 
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí informa que foi descartado o último caso suspeito de Influenza A (H1N1) de paciente que estava internado no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella. O exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz apresentou resultado negativo para Influenza A.
 
Foram descartados três casos: um que estava EM MONITORAMENTO e dois SUSPEITOS. A Secretaria mantém o sigilo da identidade dos pacientes, evitando estigma social a essas pessoas.
A Secretaria afirma, ainda, que a rede pública está preparada para monitorar, diagnosticar e tratar precocemente os possíveis pacientes.

QUADRO INFLUENZA A (H1N1) - PIAUÍ
Casos em Monitoramento: 0
Casos Suspeitos: 0
Casos Confirmados: 0
Casos Descartados: 3
Total: 3

São considerados CASOS SUSPEITOS:
Pessoa que apresentar febre alta de maneira repentina (acima de 38ºC) E tosse, podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória; E ter apresentado sintomas até 10 dias após sair de países que reportaram casos pela Influenza A (H1N1); ou ter tido contato próximo, nos últimos 10 dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de infecção humana pelo novo subtipo de Influenza A (H1N1). Para o Ministério da Saúde, contato próximo é a pessoa que cuida, convive ou teve contato direto com secreções respiratórias ou fluidos corporais de um caso suspeito.
 
São considerados casos EM MONITORAMENTO:
 
Pessoas procedentes de país(es) afetado(s), com febre não medida E tosse, podendo ou não estar acompanhada dos demais sintomas referidos na definição de caso suspeito; ou Viajantes procedentes de voos internacionais, nos últimos 10 dias, de país(es) não afetado(s) E apresentando os sintomas de acordo com definição de caso suspeito.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: