Cidadeverde.com

Índice de Preços de Alimentos da FAO cai pelo 7º mês consecutivo

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

O Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) permaneceu praticamente inalterado no mês de outubro, com uma média de 135,9 pontos ante 136,3 pontos em setembro, queda de 0,4 pontos (0,29%) ante o mês passado. O índice permaneceu 23,8 pontos (14,9%) abaixo de seu pico em março deste ano, mas ainda 2,7 pontos (2,0%) acima do seu valor no mês correspondente em 2021. Segundo a FAO, houve queda nos índices de preços de todos os grupos de commodities, com exceção dos cereais, que registraram aumento mensal. É o sétimo mês consecutivo que o índice registra queda.

O subíndice de preços dos cereais teve média de 152,3 pontos em outubro, aumento de 4,4 pontos (3%) em relação a setembro e 15,2 pontos (11,1%) acima de seu valor de outubro de 2021. Os preços de referência internacionais de todos os principais cereais subiram no mês. De acordo com a organização, o trigo aumentou 3,2%, sustentado pela incerteza contínua sobre o acordo do corredor de grãos e diminuição na oferta dos EUA. Os preços do milho aumentaram 4,3%. Os preços globais da cevada tiveram crescimento marginal de 0,3%, enquanto o sorgo teve aumento de 3%.

O levantamento mensal da FAO apontou que o subíndice de preços dos Óleos Vegetais teve média de 150,1 pontos em outubro, queda mensal de 2,4 pontos (1,6%), mês a mês e ficando quase 20% abaixo do nível do ano passado. A queda contínua foi influenciada pela diminuição nos preços dos óleos de palma, soja e colza, que compensaram as cotações mais altas do óleo de girassol, também devido às incertezas relacionadas às exportações ucranianas.

Na sondagem mensal da FAO, o subíndice de preços das carnes caiu em outubro. Conforme a FAO, os preços das carnes tiveram média de 118,4 pontos em setembro, com queda de 1,6 pontos (1,4% abaixo em relação a setembro), marcando o quarto declínio mensal após uma alta recorde em junho de 2022, mas se mantendo 6,4 pontos (5,8%) acima do mesmo período no ano anterior. Segundo a entidade, as cotações de preços da carne bovina caíram ligeiramente, enquanto a carne suína apresentou queda substancial e a carne de aves caiu pelo quarto mês consecutivo.

O subíndice de preços de Laticínios, por sua vez, registrou média de 140,1 pontos em agosto, queda de 2,5 pontos (1,7%) em relação a setembro. Apesar de essa ser sua quarta baixa consecutiva, a média, porém, é 18,7 pontos (15,4%) acima do seu valor no mês correspondente ao ano passado. Segundo a FAO, em outubro, os preços internacionais de todos os produtos lácteos caíram.

A FAO calculou, ainda, que o subíndice de preços do açúcar ficou, em média, 109 pontos em outubro, queda de 0,7 pontos (0,6%) em relação a setembro, marcando a sexta queda mensal consecutiva e atingindo seu nível mais baixo desde julho de 2021 Segundo a FAO, a queda foi influenciada pelas perspectivas de oferta da Índia, mas contida pelo progresso da colheita no Brasil, dificultado pelas chuvas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais