Cidadeverde.com

Catracas de ônibus são liberadas durante greve

Imprimir
Um fato inusitado está agradando aos usuários durante a greve dos ônibus que entra em seu terceiro dia em Teresina. Durante a noite no horário do rush, muitos cobradores liberam as catracas e deixam que passageiros utilizem o transporte sem pagar a passagem.
 
Foto: Arquivo CidadeVerde.com

Segundo o fiscal da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Antônio Geraldo essa “liberação” não acontece durante o dia. “Eles (cobradores) começam a fazer isso por volta das 18h, quando o trânsito está mais lotado, devido ao grande número de pessoas e a quantidade de ônibus que é pouca”, descreve.

Geraldo, que fiscaliza os transportes na praça João Luis Ferreira afirma que não presenciou ainda esta prática. Ele afirma ainda que a Strans está empenhada em fiscalizar os principais pontos de ônibus no centro para evitar os transportes alternativos piratas. “Estamos verificando se eles estão mesmo cadastrados, conferindo a ordem de serviço”, afirma.
 
A mais e no aguardo
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Teresina (Sintetro), Francisco das Chagas Oliveira informou que a categoria está aguardando a contra-proposta do Setut sobre a orientação da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-PI) que recomendou um reajuste de 8,05% no salário; 5,83% no tíquete. Os empresários se reúnem esta manhã.
 
Oliveira diz ainda que os ônibus estão circulando acima do percentual de 50% ordenado pela SRT. “Nesse momento, está funcionando 63% da frota total, 276 carros”. Isso ocorre, segundo o presidente, porque existem linhas cujo número de coletivos é ímpar e para não descumprir a lei, foi arredondado com um veículo a mais em cima da metade da quantidade. “Tem linhas que tem sete ônibus, como dividido por dois, fica três e meio e não existe meio ônibus, passaram a circular quatro”, descreve.

 
Flash de Leilane Nunes
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: