Cidadeverde.com

Jogo do Brasil altera funcionamento de bancos, comércio e órgãos públicos nesta segunda (28)

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Brasil faz seu segundo jogo pela Copa do Mundo nesta segunda-feira (28) contra a Suíça às 13h, devido a isso os órgãos públicos, bancos, comércio e a Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina vão funcionar em horário diferenciado.

O Sindilojas-PI (Sindicato dos Lojistas do Piauí) informou que nos dias de jogos do Brasil as empresas do comércio funcionarão de acordo com suas conveniências. Se optarem por fechar, os trabalhadores precisarão compensar as horas não trabalhadas. Mas, ficará a critério de cada empresa. Alguns supermercados, por exemplo, estão fechando 30 minutos antes do jogo, e reabrem após o final da partida.

Órgãos  municipais

O prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) publicou um decreto autorizando a saída dos servidores da administração municipal 1 hora antes do início dos jogos da seleção brasileira. Então, para os órgãos e entidades municipais com expediente no período da manhã, o expediente será até às 12h. Para aqueles com expediente no período da tarde, fica facultativo neste dia.

UBS na capital

No caso das Unidades Básicas de Saúde de Teresina, o funcionamento acontece até às 12h.

Órgãos estaduais

A governadora Regina Sousa (PT) assinou um decreto liberando servidores públicos dos órgãos e entidades da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Poder Executivo com uma hora de antecedência nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo.  Portanto, os servidores ficam liberados às 12h para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.

Órgãos federais

Para esta segunda-feira, o expediente será encerrado às 11h nos órgãos federais, como as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).  As horas não trabalhadas deverão ser compensadas entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023. 

Ônibus 

Os ônibus coletivos em Teresina terão a frota reduzida em 50% durante os jogos da Copa do Mundo em que a seleção brasileira jogar. Segundo a Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), durante os jogos a redução na frota acontecerá somente no horário do jogo.

Bancos

Como o jogo está programado para acontecer às 13h, os bancos funcionarão das 8h30 às 11h30.

MPT e TJ

Para o Ministério Público do Trabalho expediente interno e atendimento ao público externo será das 7h às 12 horas.

No Tribunal de Justiça, ficou determinado que nos dias em que os jogos ocorrerem às 13h, o expediente se encerra às 11h. 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais