Cidadeverde.com
Últimas

Emissão de passe livre tem aumento de 25% em Teresina; veja quem pode solicitar

Imprimir

A emissão do passe livre municipal, que garante gratuidade no transporte público de Teresina, cresceu 25% em relação a esse mesmo período no ano passado. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), já foram cerca de 850 pessoas a mais beneficiadas neste ano.  

“São quase 25% a mais do que ano passado, fortalecendo essa política de assistência social. São 850 pessoas beneficiadas a mais do que ano passado. Tudo isso porque nós estamos fortalecendo as informações, estamos melhorando nosso serviço, os Cras que estão espalhados na cidade que é a porta de entrada para que nosso usuário PCD ou pessoa idosa tenham acesso a esse benefício”, explica o secretário de Assistência Social e Políticas Integradas, Allan Cavalcante.

De acordo com a Semcaspi, o passe livre é disponibilizado apenas para dois públicos, pessoas idosas a partir de 65 anos e pessoas com deficiência (PCDs).

O secretário Allan Cavalcante esclarece ainda que além dos Cras, a Prefeitura também realiza uma busca ativa em diversos bairros da cidade. Para solicitar o benefício, ele ressalta que é necessário se dirigir ao Cras mais perto da sua residência com documentação pessoal e laudo médico, no caso das pessoas com deficiência.  

Foto: Divulgação/Semcaspi 

“A pessoa idosa tem que levar seus documentos pessoais, se dirigir aos Cras, vai ser expedido lá mesmo no Cras. As pessoas com deficiência, além dos documentos pessoais é necessário também anexar um laudo médico constatando aquele tipo de deficiência. Dependendo da deficiência, não vai ter o direito e quem vai avaliar a deficiência é o laudo médico”, ressalta.  

Ainda de acordo os dados do Núcleo da Cidadania da Semcaspi, neste ano, já foram emitidos 3090 passes livres para idosos e 1270 para pessoas com deficiência. 

Allan Cavalcante também destaca que o cartão do passe livre tem validade de um ano e o beneficiado deve comparecer a sede da Semcaspi para fazer a renovação do benefício.

“Ele precisa ser renovado, a cada ano ele vence e é necessário que a pessoa venha na Semcaspi fazer a renovação”, finaliza. 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Imprimir