Cidadeverde.com

Governador visita fazenda de eucalipto e participa de rally

Imprimir
O governador Wellington Dias visitou na manhã de sábado, 23, as variedades de culturas cultivadas na fazenda Chapada Grande, no município de Regeneração, a pouco m ais de 120 km de Teresina. Além do eucalipto, a fazenda possui o cultivo de soja, milho, arroz e feijão como diversidade de espécies que ajudam a equilibrar o ecossistema e gerar lucros aos empreendedores, no caso a família Junqueira, natural da região de Ribeirão Preto (São Paulo), que em 2004, decidiu apostar em investimentos em solo piauiense. Com recursos próprios, para dar a ponta-pé inicial foram investidos R$ 15 milhões. 

Ao chegar na fazenda, por volta das 9 horas, o governador acompanhado de sua comitiva, o vice-governador Wilson Martins, o secretário de Desenvolvimento Rural Rubens Martins, o diretor geral do Emater – Francisco Guedes, representes da Embrapa Meio Norte, o senador João Vicente Claudino, representantes do Banco do Nordeste, da Caixa e outras autoridades políticas participaram de dois Ralis Florestais – o primeiro fazendo uma visita nos campos de Eucalipto com 1,2,3 e três anos de cultivos e, o segundo nos campos de soja, milho, arroz e colheita.

Nos campos, o governador, juntamente com agricultores que foram a fazenda para participar do dia de campo, participaram de pequenas palestras sobre o preparo da terra para o cultivo das plantações, sobre desenvolvimento florestal no Piauí e avanço agrícola no Médio Parnaíba. Em uma de suas sugestões aos empreendedores durante a visita de campo, o governador incentivou o cultivo de várias espécies.

Tradição do Milho 
 
“Essa região tem tradição de trabalhar com milho. Aqui, por exemplo, nesta região de Regeneração, Várzea Grande, Amarantes, Taques e Angical temos uma produtividade média de duas toneladas por hectares ano. Aqui estamos colhendo 10 toneladas por hectare ano, cinco vezes mais. Isto o que eu falei para o milho vale também para outras culturas”, explicou.

A parte do Estado no empreendimento, a exemplo da Fazenda Chapada Grande, como disse o governador é investir em educação desde o ensino técnico formal e superior. Este último, com investimentos em instalação de pólo de universidade aberta; estradas; energia; asfalto como foi montado recentemente; carga elétrica porque se os empreendedores quiserem montar bases industrial precisarão ter à disposição um conjunto destas ações.

“É esse o caminho que eu acredito e, o Estado vai cada vez mais se comprometer e cumprir e ao mesmo tempo, a confiança do setor privado, que é quem faz a diferença. Nós já dobramos o Produto Interno Bruto (PIB) a riqueza do Piauí em seis anos e temos todas as chances de nos próximos seis anos dobrar de novo alcançando a médio do PIB Brasileiro, saindo do último lugar para uma condição de muito confortável na média nacional”, garantiu o governador.

Um dos sócios - proprietários da Fazenda, o engenheiro Agrônomo Tiago Junqueira – contou que há 45 anos investem em produção de grãos no Paraná. O pai dele tem uma propriedade agrícola em São Miguel do Iguaçu e desde este período trabalham com o cultivo de soja e milho lá. Em 2004, decidiu investir em plantio no Piauí, tendo hoje um foco dividido entre plantio de soja, milho, arroz e reflorestamento. “Estamos muito animados com o que estamos fazendo e a tendência é atrairmos novos investidores e novos investimentos para esta região do Médio Parnaíba”, afirmou Tiago, que tem sua família também fazendo investimentos em cana de açúcar no município de Ribeiro Preto.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: