Cidadeverde.com

Novo vestibular destina 60% das vagas para cotas; Veja

Imprimir
A Ufpi (Universidade Federal do Piauí) lançou hoje o edital para o novo vestibular da Universidade Aberta, instituição criada pelo governo federal. É o segundo ano que realiza o teste em 26 cidades-pólos. O anúncio foi feito na manhã desta segunda (25) durante solenidade com o governador Wellington Dias (PT) e o reitor da Luiz de Sousa Santos Júnior no salão nobre da reitoria da Universidade Federal do Piauí. Das 2.500 vagas oferecidas, 60% serão reservadas para cotistas.
 


Serão 940 vagas nos cursos existentes em 11 pólos que existem desde o ano passado e mais 1560 novas vagas em 15 novos pólos. Deste total, 40% das cadeiras são reservadas para professores e 20% para alunos oriundos da escola pública, segundo o coordenador da UAPI, Gildásio Guedes.
 
As inscrições acontecem entre os dias 1º a 18 de junho e provas serão no próximo dia 19 de julho. Sete áreas de conhecimento serão exploradas: Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em: Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática, Pedagogia, Química e Física.

A Universidade Aberta é uma das apostas do governador para reduzir o analfabetismo e aumentar o número de pessoas com curso superior no Estado. Entusiasta do ensino à distância o governador Wellington Dias destacou a importância desta modalidade na formação de estudantes com ensino superior no interior do estado. "O avanço da educação é desenvolvimento. A Universidade Aberta vai proporcionar não só o conhecimento para as pessoas no local onde elas vivem como também fará com estes formados não saiam da cidade, que é o que mais acontece", descreve.
 
Wellington Dias informou ainda que no início de seu governo havia 15 mil vagas para o ensino superior e que este número chega a 80 mil atualmente, incluindo as instituições públicas e privadas. "Vamos sair do analfabetismo para a universalização dos profissionais quer seja no nível médio ou superior", afirma, salientando a importância da qualificação do trabalhador como fator de desenvolvimento do estado.
 
80% do curso é formado por aulas à distância e 20% por aulas presenciais. Entretanto, a carga horária completa é igual ao curso equivalente. "Daremos prioridade para os professores que terão um vestibular único no segundo semestre", afirma o coordenador  de Educação à Distância da UFPI, Gildásio Guedes.
 
Em 2008, primeiro ano em que a modalidade foi executada no estado, foram ofertadas 2.550 vagas. "Em 2009, foi aberta uma diversidade maior de cursos, para não saturar cada cidade com profissionais de apenas uma área", explica o coordenador do projeto da UAPI no estado, Antônio Carlos de Andrade.
 
Prefeitura e Estado entram com a infra-estrutura e a Universidade Federal com o corpo docente. Segundo o reitor da UFPI, Luiz Júnior, cada pólo possui um laboratório de informática com suporte para wireless e velocidade de internet de 1MB. "A intenção é de que até o final do ano tenhamos 50 pólos em todo o estado e a inclusão de dois novos cursos: Letras e Inglês", destaca.

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: