Cidadeverde.com

Proposta permite que Alepi realize eleições para dois biênios em um só dia

Imprimir

Fotos: Arquivo/Cidadeverde.com

Uma mudança no regimento interno da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) permitirá a realização de duas eleições para biênios diferentes da mesa diretora em um único dia. A proposta foi protocolada nesta terça-feira (20) pelo deputado João Madison (MDB). 

Ao Cidadeverde.com, o autor do Projeto de Resolução argumentou que a medida é apenas uma sugestão aos pares, que poderão optar por realizar ou não as duas eleições em único dia. Segundo ele, outras casas legislativas do país já adotam a prática.

“Essa resolução é o que já acontece em vários estados, que pode fazer as duas eleições para os dois biênios no mesmo dia. Não estou criando, estou copiando. Se a Assembleia achar que deve fazer os dois biênios juntos, faz. Politicamente pode”, disse o parlamentar. 

A proposta de mudança no texto do regimento interno da Alepi ocorre em meio às tratativas para a escolha do novo presidente e demais membros da mesa diretora da Casa, que deve acontecer na reabertura do ano legislativo prevista para o dia 01 de fevereiro de 2023. 

No momento, a disputa pela presidência do parlamento estadual se concentra entre os deputados Franzé Silva (PT) e Severo Eulálio (MDB). Como integram partidos da base do futuro governador Rafael Fonteles, aliados tentam costurar um consenso para a eleição. 

Uma das opções em negociação é que petistas e emedebistas se alternem no comando da Alepi ao longo dos próximos quatro anos, evitando que um eventual racha e acirramento entre as duas siglas com as maiores bancadas prejudique o novo governo

Neste sentido, João Madison avalia que a possibilidade de se realizar as eleições dos dois biênios em uma só data é uma alternativa viável. “Isso dá uma tranquilidade, você vai governar os quatro anos sem ter problema político”, concluiu o deputado. 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais