Cidadeverde.com

Infraero registra 16 incidentes com urubus

Imprimir
Durante o Fórum Regional de Perigo Aviário que acontece no Cine Teatro da Assembléia, o superintendente da Infraero no Piauí, Heverton Ribeiro, confirmou que ocorreram 16 incidentes com aves no aeroporto Petrônio Portela desde janeiro de 2008.
 

O objetivo do Fórum é chamar a atenção das autoridades para o perigo provocado pelas aves nas imediações do aeroporto, mas depois da abertura os secretários de Meio Ambiente do Estado, Dalton Macambira e do Município, Clóvis Moura, não ficaram para a discussão.

Para Heverton Ribeiro, esse número é relevante e preocupante. Em 2009 já foram registrados cinco de fevereiro até hoje. “Entre 2002 e 2006 os números eram muito baixos, mas a partir de 2007 esses números voltaram a subir, apesar do projeto de conscientização da população, que realizamos. O grande problema são as lagoas que possuem muito lixo e os pequenos matadores clandestinos, pois as vísceras são jogadas em locais a céu aberto o que atraem muitos urubus”, explicou.
 

Durante o encontro, foi dada a sugestão de mudança do aeroporto, mas para o superintendente uma ação isolada não vai resolver o problema. “O número de incidentes pode cair, mas depende também da conscientização da população de não jogar animais mortos em lixo a céu aberto”, destacou.

Um projeto de Lei no Congresso Nacional quer estabelecer um circulo de 20 km a partir da pista do aeroporto como zona de proteção aeroviária para que não possa haver foco que ajude a proliferação das aves. Se o projeto passar vai englobar os dois lixões: de Teresina, que fica a 14 quilômetros do aeroporto e o de Timon que está localizado apenas a quatro quilômetros.
 

O aeroporto de Teresina realiza cerca de 40 operações por dias de pouso e decolagem, momentos que a probabilidade de acontecer os incidentes. A Infraero utiliza em fogos de artifício e a torre de controle para guiar os aviões, para evitar as colisões.

O tenente coronel aviador, João Carlos Bieniek, da Comissão de Perigo Aviário da Aeronáutica, porque foi observado que em Teresina aumentou o número de incidentes. “Esse é um novo momento de crise em Teresina que tem um número de aves muito grande. É preciso conscientizar a população para não jogar animais mortos ao ar livre”, destcaou.
 

Tenente coronel aviador João Carlos Bieniek

 
 
Veja o video usado como exemplo pela aeronáutica
durante o Fórum Regional de Perigo Aviário
 

Flash de Carlos Lustosa
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: