Cidadeverde.com

Tererê diz que rompimento de barragem foi negligência e omissão do governador

Imprimir

O deputado estadual Deusimar Brito, o Tererê (PSDB) afirmou ao CidadeVerde.com que o rompimento da barragem Algodões I em Cocal foi causada por irresponsabilidade do governo estadual. Para o parlamentar, o Estado é culpado por ordenar a volta da população retirada e a não fiscalizar de maneira adequada a situação do reservatório.

“Negligência. Houve uma omissão do governo que havia sido informado que a barragem poderia voltar a transbordar. A vistoria e a retirada das famílias foi malfeita. Realizada quando as chuvas baixaram sem observar que voltava a chover no Ceará”, criticou o tucano.
 

Segundo Tererê, o governador Wellington Dias foi à imprensa na manhã desta quinta (28) para afirmar que sabia das chuvas que cairam por três dias em Viçosa (CE) e que acabaram desaguando na barragem. “Se ele sabia, porque não mandou a Defesa Civil para ficar em vigília? Certamente, muita gente morreu, fora os animais e os prejuízos aos agricultores. Foi uma irresponsabilidade do governo”, declara o parlamentar que afirma conhecer a região.

Outro lado
O líder do PT na Assembléia, deputado João de Deus, afirmou que o rompimento da barragem foi uma tragédia. “Temos grandes engenheiros que foram ao local, inclusive especialistas em barragens. O que aconteceu foi imprevisível. Eles deram o parecer ao governo, mas as chuvas foram acima do esperado”, analisa.

João de Deus diz ainda que é favorável a abertura de procedimento para verificar a responsabilidade sobre o que ele descreve como uma “fatalidade que poderia ter acontecido em qualquer outra barragem”.
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: