Cidadeverde.com

Promotor vai responsabilizar engenheiro e governo do PI

Imprimir
Após a confirmação de quatro mortes – todos da mesma família – o promotor do município de Cocal, Maurício Gomes de Sousa, anunciou na noite desta quinta-feira (28) que abrirá um procedimento investigatório para apurar a responsabilidade no rompimento da Barragem de Algodões I.
 


No acidente, a tromba d'água com mais de 40 milhões de metros cúbicos de água, desabrigou três mil famílias, arrastou casas, matou animais e causou o afogamento de um casal de aposentados e de suas duas netas.

O promotor disse que vai responsabilizar civil e criminalmente o Governo do Estado, a Emgerpi (Empresa de Gestão de Empresas do Piauí) e o município de Cocal.  A investigação é com base na garantia dada pelo governo de que não havia risco de rompimento da represa.

“Semana passada, recebemos um fax com ata da reunião em que o engenheiro contratado pelo governo coloca que não havia risco de rompimento, mas destaca que era indispensável o serviço de segurança  na barragem. Isso mostra que havia risco de um acidente”, disse o promotor que vai responsabilizar o engenheiro Luis Hernani Carvalho que emitiu o laudo de que era seguro o retorno das 10 mil pessoas ao local.

Maurício conta ainda que há 15 dias, a presidente da Emgerpi, Lucile Moura, procurou a promotoria na cidade para ajudá-la a convencer as famílias a abandonarem as casas próximas a barragem.  “Uma medida cautelar da juíza (Maria do Perpetuo Socorro Ivani Vasconcelos) determinou até o uso de força policial para retirarem as famílias e só retornar após a garantia de não haver risco de acidentes"
Procurador da República

O procurador do Ministério Público Federal, Kelston Lages, anunciou também que pedirá a investigação no acidente. O procurador da República disse que o MPF está colhendo informações sobre o caso. O Ministério Público do Estado também avalia se a responsabilidade pelo rompimento da barragem é do engenheiro ou do Estado.
 

Veja mais:
 
Água da barragem alaga novo ponto da BR-343 e interdita rodovia
COCAL: Barragem matou 4 pessoas da mesma família
"Não existe obra de engenharia que suporte isso", diz Lucile
Prefeito de Cocal afirma que barragem nunca foi aproveitada 
W.Dias diz que viu algo assustador e reage: "não sou Deus" 
Garota morre em Cocal; É a 1ª morte da tragédia na barragem Algodões I 
Grávida de oito meses é resgatada por bombeiros
Tererê diz que rompimento de barragem foi negligência e omissão do governador
Mais de 3 mil desabrigados em Cocal e Buriti dos Lopes 
Secretário sobrevoa Algodões I e diz que barragem está seca
Moradores do município de Cocal falam do perigo que estão correndo
Engenheiro da barragem recebe crítica de sindicato de Cocal
Wellington Dias manda 5 helicópteros para socorrer desabrigados em Cocal
TRAGÉDIA: Encontrada primeira vítima do desastre em Cocal 
Trezentas famílias perdem casas em Cocal, diz Defesa Civil
 
Por Yala Sena
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: