Cidadeverde.com

TV Cidade Verde exibe 3º episódio do especial 'A Viagem da Independência'; terça-feira às 13h30

Imprimir

A TV Cidade Verde exibe nesta terça-feira (24) o terceiro episódio da série que conta a história da Independência do Brasil. O especial será apresentado pela jornalista Neyara Pinheiro em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.  

Neste episódio, a parada será em Oeiras, a primeira capital do Piauí, para falar sobre a adesão do município ao movimento de Independência.

Além de Oeiras, o especial também visitará a cidade de Piracuruca, local onde ocorreu o primeiro embate entre portugueses e as tropas brasileiras.

“Antes do dia 24 aconteceu um fato importante para a nossa história que é do dia 22 de janeiro de 1823, que foi a aclamação da independência em Piracuruca. Então essa parada, a gente vai tratar tanto de Oeiras, como desse momento importante que foi em Piracuruca e o embate da Lagoa do Jacaré, que foi o primeiro confronto mesmo entre portugueses e piauienses, maranhenses e cearenses por conta da independência”, diz Neyara.

Para contar essa história, o programa falará sobre dois personagens, o Brigadeiro Manuel de Sousa Martins e Leonardo de Carvalho Castelo Branco, que foram líderes dos movimentos de libertação e importantes nomes para o processo de independência.

Foto: Arquivo Pessoal 

Durante a viagem, a TV Cidade Verde obteve acesso a documentos inéditos sobre a prisão de Leonardo de Carvalho, seu discurso de independência e outros arquivos da Torre do Tombo e do Arquivo Histórico Ultramarino em Lisboa, além de visitar a mesa em que o Brigadeiro Manuel de Sousa assinou a carta de adesão de Oeiras à causa da independência.

“A gente vai trazer fatos sobre isso e principalmente documentos inéditos sobre esses personagens que a gente vai aprofundar, Brigadeiro Manuel de Sousa Martins que foi o líder desse movimento em Oeiras e trazer também um pouco mais sobre a história de Leonardo de Carvalho Castelo Branco que a gente teve acesso tanto da Torre do Tombo, quanto do Arquivo Histórico Ultramarino que traz relatos desse embate da Lagoa do Jacaré, a história narrada,”, acrescenta Neyara.

Em Oeiras, a equipe da TV Cidade Verde visitou casarões históricos onde funcionavam a sede do governo, a Casa de Pólvora e museus. 

O programa será exibido no dia 24 de janeiro, às 13h30 e o especial será divido em três blocos e terá aproximadamente 1 hora de duração.

Especial

A Viagem da Independência é uma série de programas especiais em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil realizada pela TV Cidade Verde.

O roteiro da viagem é registrado em quatro reportagens que são exibidas em datas importantes para a história do Piauí e do Brasil. Elas são: 7 de setembro (Independência do Brasil), 19 de outubro (Dia do Piauí), 24 de janeiro (adesão do Piauí à Independência) e 13 de março (Batalha do Jenipapo).

Em cada parada, Neyara Pinheiro e a equipe da TV Cidade Verde conversaram com historiadores e mostraram casas, palácios, museus, espaços e objetos que contam a história do processo de independência do Brasil.

"É um programa onde todos nós da TV Cidade Verde estamos muito envolvidos. Estou muito feliz de, como jornalista, vivenciar a história não só da independência do nosso país, mas também do nosso Piauí", conta Neyara Pinheiro.

 

Da Redação
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais