Cidadeverde.com

Técnicos de quatro estados vão avaliar barragem Algodões I

Imprimir
André Leão/CCom
 
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí - CREA/PI - divulgou nota nesta sexta-feira (29) confirmando a chegada de uma equipe de especialistas ao município de Cocal, 268 quilômetros ao norte de Teresina. Eles irão avaliar a tragédia na barragem de Algodões I, que teve a parede de seu sangradouro rompida na tarde da última terça-feira.
 
O grupo, composto de engenheiros do Ceará, Maranhão, e Pernambuco, deve chegar ao Piauí na próxima semana. Farão parte da equipe José Borges Araújo, presidente do CREA/PI, e profissionais do Instituto Piauiense de Avaliações e Perícias de Engenharia - IPIAPE -, e Clube de Engenharia.
 
A presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí - Emgerpi -, Lucile Moura, informou que um comitê técnico foi criado pelo Governo do Estado para fazer os estudos que irão apurar o que aconteceu com a barragem. Ela sustenta a tese de que o monitoramento das chuvas foi feito, mas o volume de água fugiu ao controle e a tragédia foi inevitável. Cinco mortes foram confirmadas e 400 pessoas estão ilhadas a espera de ajuda, sem contar os desabrigados.
 
Lucile também informou que a Construtora Getel, que construiu a barragem, já foi comunicada oficialmente do acidente. A obra tem quase 10 anos, e a garantia era de cinco. Portanto, a empresa não poderá ser responsabilizada, segundo a gestora. Além disso, o DNOCS também foi notificado da situação.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: