Cidadeverde.com

Decisão das categorias de motos se aproxima da 36ª edição do Rally Piocerá

Imprimir

Fotos: Alberto Barbosa e Doni Castilho

 

Navegação precisa. Este foi o principal fator para ter um desfecho positivo na terceira e penúltima etapa do 36º Rally Piocerá nesta quinta-feira (26/1). Com diversidade de paisagens, como áreas abertas, campos de carnaúbas, riachos secos e grandes poças de água, além de laços e balaios colocados na planilha para complicar ainda mais a vida dos pilotos, a prova vai chegando em sua reta final após a disputa nos 268 quilômetros de solo cearense entre Camocim e Icaraí de Amontada. O quarto e último dia termina em Caucaia (CE), com 239 km de percurso.

“Foi uma prova razoável, não exigiu muita técnica, e sim muita navegação. Para ganhar foram pequenos detalhes. Conseguimos focar bastante, com muita atenção em todos os trechos e graças a isso conquistamos a melhor pontuação do dia. Agora precisamos nos preparar para a última etapa, que será bem mais difícil”, ressalta Tiago, ao destacar a importância da navegação para o bom resultado da dupla.
 
A terceira etapa teve como vencedores: Rogério Toledo Filho (Elite), Gabriel Soares (Graduado), Lenílson de Freitas (Over 40), José Martins e Tiago Chaves (Dupla Graduado), Tafarel Guimarães (Brasil), Adriano de Oliveira (Over 45), Sandro Hoffmann (Over 50), Cleber Esteves (Over 55), Alvaro Sanguesa (Over 60), Glauber Guilherme (Intermediário), Paulo Cezar (Novato), Tiago e Diego de Andrade (Dupla Novato) e Thiago Alves (Moto Rally).


 
Vencedor das duas primeiras etapas, Jomar Grecco foi desbancado na categoria Elite por Rogério Toledo, o popular Brutão, que venceu o terceiro dia de prova. O competidor já havia sido campeão na categoria Dupla Graduado em 2022, e conquistou sua primeira vitória na competição na nova categoria. “Consegui me concentrar bem e andar tranquilo, o pessoal acabou errando e eu fui o mais constante. Estou muito feliz, vamos para o quarto e último dia”, afirma Rogério, a cinco pontos do líder no acumulado da categoria.
 
Dario Júlio (Over 40) e Sandro Hoffmann (Over 50) seguem, assim como no segundo dia, liderando as principais categorias da competição (confira abaixo a relação com todos os líderes). Os pernambucanos Tiago e Diogo de Andrade (Dupla Novato) e o mineiro Gabriel Soares (Graduado) chegaram à liderança em suas categorias após se recuperarem do dia anterior com ótimas provas nesta terceira etapa. 
 
“Terceiro dia concluído, foi bem legal, com um pouco de tudo novamente, com muita trilha, estrada, areia. Me senti bem, tinha muito balaio, mas naveguei bem”, afirma Gabriel, que já começa a pensar no quarto e último dia de competição. A distância entre ele e o segundo colocado da categoria é de apenas um ponto, 66 a 65.
 
Entre as motos nacionais, Tafarel Guimarães Araujo levou a melhor no dia. “Eu precisava ganhar o dia para voltar à disputa do título, já que nos últimos dois foram bem tristes, pois tive problemas nos equipamentos. E isso me deixou abalado. Mas consegui me recuperar e estou novamente na luta pelo título da categoria. Vamos esperar o quarto dia, que será o mais difícil, por causa das serras, mas vamos atrás do título”, destaca.

A 36ª edição do Rally Piocerá começou em Barreirinhas (MA). De lá, a caravana seguiu para Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) rumo à a Praia do Cumbuco, no município de Caucaia (CE). A competição é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a prova é de Cross-Country Stage Race (XCS).

 


Da redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais