Cidadeverde.com

Ata mostra que bombeiros queriam continuar na barragem

Imprimir

Desde o início do mês de maio as chuvas acima da média já causavam preocupação nas autoridades sobre o nível da barragem de Algodões I, localizada no município de Cocal (268 Km de Tersina). Ao atingir 80% da sua capacidade, um plano de socorro que retirou a população próxima ao local foi realizado e o reforço da parede foi providenciado. No dia 21 de maio, o governo do estado autorizou o retorno das famílias ao local.

O CidadeVerde.com teve acesso a um boletim do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do dia 23 de maio, onde quatro dias antes de a barragem romper, no qual é registrada uma reunião entre o vice-prefeito de Cocal, Francisco Domingues; técnicos; bombeiros e a presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Estado do Piauí (Emgerpi), Lucile Moura. No encontro, o engenheiro consultor do governo, Luiz Hernane de Carvalho, relatou que “não existe em hipótese alguma, a possibilidade de rompimento da Barragem, porém, que os trabalhos de segurança que foram realizados são relevantes”, segundo o documento.

A declaração foi endossada pela presidente da Emgerpi, que ordenou os trabalhos de retorno das famílias e a divulgação da decisão à população.

O capitão Veloso do Corpo de Bombeiros, sugeriu que as equipes da corporação permanecessem no local por mais dias, por medida de segurança. Entretanto, a presidente da Emgerpi, Lucile Moura, baseada no parecer do engenheiro consultor discordou da sugestão.

Confira trecho do documento:

“Feita a abertura dos trabalhos da comissão pela Profª LUCILE DE SOUSA MOURA, a mesma apresentou o Prof. LUIZ HERNANE DE CARVALHO, que relatou que não existe em hipótese alguma, a possibilidadee de rompimento da Barragem, porém, que os trabalhos de segurança que foram realizados são relevantes. Entretanto, que as populações já podem retornar para as suas residências, evitando-se o retorno daquelas que moram no leito do rio; acrescentou-se ainda, que a rampa de acesso da barragem cairá, mas que não causará qualquer problema; que será construída outra ao lado; que os trabalhaos de recuperção da barragem deverão ser feitos o mais rápido possível. Em seguida a Profª Lucile explicou novamente o parecer do Professor, informando que posteriormente a presente reunião, será realizada outra por uma comissão técnica de empresas contratadas pelo Governo do Estado para realização dos trabalhos na barragem; que os trabalhos de retorno devem ser realizados imediatamente e que deve ser divulgada a decisão para a população; através de meio de comunicação. O Capitão Veloso pediu a palavra e sugeriu a permanência das equipes por mais dias  por questão de segurança, tendo a Profª Lucile discordado da sugestão, tendo em vista o parecer técnico exarado pelo Prof. Luiz Hernane de Carvalho, contratado pelo Governo do Estado e por acordo feito com o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Piauí. (...) O Sr. Francisco TADEU Pereira de Sousa, Assessor do Prefeito Municipal de Cocal, solicitou que fosse constada em Ata, a afirmação da Profª Lucile de que uma equipe de Engenheiros estarua no dia seguinte na cidade, para avaliação de danos nas residências danificadas”.
 
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: