Cidadeverde.com

Estudantes protestam pelo 3º dia por segurança na Ufpi

Imprimir

 

Estudantes da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) protestaram pelo terceiro dia seguido na instituição após a morte da estudante Janaína da Silva Bezerra, 21 anos, dentro de uma sala de estudo na instituição. O grupo pede Justiça pela morte da universitária e que a administração providencie mais segurança na instituição. 

O protesto teve início por volta das 10h de hoje (1º/02), quando alunos e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) percorreram as ruas da universidade com um carro de som pedindo por Justiça e medidas urgentes para que a reitoria providencie mais seguranças para os alunos. 

Ao passarem em frente ao setor de Matemática da Ufpi, os alunos pararam e se revezaram para discursar sobre o caso envolvendo Janaína. Uma das universitárias fez críticas àqueles que insistem em dizer que a estudante morreu na calourada que participou antes de ser estuprada e morta. 

“O que matou a Janaína não foi a calourada. A gente não pode admitir criminalização de calourada porque é a única forma que encontramos de sobreviver e manter o movimento estudantil. As verbas que a gente tira desses eventos é para nos auto sustentar, já que a universidade só faz nos chutar”, disse uma universitária. 

Durante o protesto, os alunos exibiam cartazes com “Janaína, presente!”, “Justiça e Respeito por Jana!”, “A Comunidade Acadêmica Sangra”. 

Entre as demandas apresentadas pelo grupo durante esse terceiro dia de protesto está o fato de eles estarem se sentindo incomodados com o que eles classificaram como “pouco caso” que outros universitários estão fazendo das manifestações. 
 
O grupo se reunirá no espaço Rosa dos Ventos para discutir pautas relacionadas à segurança na instituição. 

Ocupação da reitoria 

Estudantes ocuparam por volta das 11h de terça-feira (31)  a reitoria da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Os estudantes faziam ato pedindo segurança no campus e contra a violência sofrida pela estudante de Comunicação, Janaína da Silva Bezerra, 21 anos, que foi morta no último sábado. Após 5 horas de ocupação, estudantes deixaram a reitoria da Ufpi. 

Entre as demandas apresentadas pelos estudantes se destacam: 

  • Segurança no campus e que os vigilantes tenham formação contra a lesbofobia, homofobia e racismo;  
  • Monitoramento de motos, principalmente à noite nas paradas de ônibus; 
  • Pede a retirada das grades entre campus ou ampliação do horário das 18h para às 22h; 
  • Policiamento não armado e que eles façam curso de formação de  direitos humanos e direitos raciais;
  • Seja criada uma ouvidoria exclusiva para denúncia de assédio na Ufpi.

 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais