Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em eventos populares

Imprimir

Para evitar problemas de saúde na população em decorrência do consumo de alimentos cujo preparo não obedece às exigências sanitárias, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar, a partir deste mês de junho, uma intensa fiscalização em postos de venda desses produtos instalados nas imediações de eventos populares.

O trabalho de fiscalização será executado por equipes técnicas da Gerência de Vigilância Sanitária domunicípio (Gevisa). O uso de bisnagas ou vasilhames para acondicionar maionese, catchup, mostarda ou molho rosê é uma das principais proibições que constam do comunicado divulgado pela Gevisa.

A nutricionista Jeanyne Seba, da equipe técnica do órgão, explica que entre os principais riscos à saúde para quem consome produtos acondicionados inadequadamente estão: mal-estar, dores abdominais, infecção intestinal e intoxicação alimentar. Estão ainda na lista de proibições da Gevisa: carnes expostas, sacos plásticos contendo salsichas em temperatura ambiente, grandes quantidades de salsichas dispostas sobre a carne preparada para cachorro-quente como ornamentações, bem como utensílios não-descartáveis, a exemplo de copos, pratos e talheres.

A fiscalização, reitera a nutricionista, será rigorosa, mesmo porque esse trabalho de esclarecimento entre os vendedores ambulantes em eventos populares vem sendo realizado pela Prefeitura há bastante tempo.

A Gevisa informa aos vendedores ambulantes que serão aceitos nos postos de comercialização apenas o uso de maionese, catchup e mostarda em sachês. Os comerciantes precisam observar que as carnes devem permanecer sob refrigeração, o que deve ocorrer também com as salsichas, que muitas vezes são usadas de forma errada e não recomendada como enfeites de alguns tipos de refeição.

Em caso de não-cumprimento dessas determinações deve implicar em penalidades impostas ao infrator,como apreensões dos produtos que estejam expostos de forma indevida.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: