Cidadeverde.com

Fotógrafo piauiense registra centro da Galáxia sobre cachoeira no Piauí

Imprimir

Foto: Cachoeira do Engenho Velho \ Foto: Eduardo Marchão (@fotografia.outdoor)

Desde os primórdios, as estrelas e os mistérios do universo fascinam a espécie humana. Porém, só recentemente tem sido possível capturar a beleza do cosmos em imagens, devido a evolução das câmeras digitais.

Com um olhar apurado, técnicas de astrofotografia e equipamentos especializados, hoje é possível realizar clicks memoráveis, fascinantes e incríveis do Universo. Esse é um dos trabalhos realizados pelo astrofotógrafo Eduardo Marchão.

O fotógrafo premiado tem 14 anos de experiência, sendo sete deles dedicados a Astrofotografia e compartilha nas suas redes sociais belíssimas fotos da natureza, paisagens icônicas, cachoeiras naturais e céu estrelado.

Recentemente, Eduardo Marchão compartilhou uma imagem inédita do centro da nossa galáxia sobre a Cachoeira do Engenho Velho, um dos mais belos cartões postais da região Nordeste e importante ponto turístico, localizado no município de Cocal da Estação, divisa entre Piauí e Ceará.

A foto se trata de uma imagem panorâmica da cachoeira em composição com o centro da Galáxia. O registro é considerado difícil de ser feito, pois depende de uma combinação de diversos fatores, astronômicos, naturais e climáticos. E só pode ser tirada em um específico período do ano.

“O arco central da Via Láctea só é visível durante alguns meses do ano, porém ele muda de posição a cada momento. Outros fatores são a orientação geográfica da cachoeira com relação ao centro da Via Láctea, a meteorologia, a estação do ano chuvosa e a ausência de poluição luminosa. Além disso, cachoeiras, como a do Engenho Velho são intermitentes e as condições climáticas e luminosas devem ser favoráveis”, explica.

De acordo com o fotógrafo Eduardo Marchão, uma das técnicas utilizadas para a captação da imagem foi a de longa exposição, que consiste em configurar o equipamento para capturar a luz durante grandes intervalos de tempo, conseguindo assim registrar com maior intensidade o brilho das estrelas.

É uma fotografia significativa pois se trata do primeiro registro que se tem notícia do centro da Via Láctea sobre uma cachoeira no Estado do Piauí. Para conferir, siga @fotografia.outdoor.

 

Da Redação 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais