Cidadeverde.com

Dácia:"Cinema não é mais coisa difícil, glamourosa e de gênio"

Imprimir
Na aula inaugural do curso de produção em vídeo "Você pode, você faz", da Associação Brasileira de Documentaristas - ABD/Piauí, a professora do curso de Cinema da Universidade de Brasília - UnB, Dácia Ibiapina, defendeu que as novas tecnologias digitais estão derrubando o mito de que fazer cinema é uma coisa "difícil, glamourosa e de gênio". O curso foi aberto na noite desta terça-feira (2) no auditório do Sebrae Piauí.
 

 
Para Dácia, o cenário mudou, e a nova geração se sente bastante à vontade filmando em máquinas fotográficas digitais, telefones celulares, e até mesmo relógios, graças ao avanço da Internet. No entanto, ela frisou aos alunos que o audiovisual não é só isso, e mesmo com toda a democratização, é preciso ter uma boa idéia, pesquisa, roteiro, elenco, e equipamento técnico afinado para se produzir bons filmes.
 
O diretor-presidente da TV Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, também foi convidado para falar e contou sobre o filme "A História da Independência do Piauí", produção inédita na TV brasileira, gravada totalmente em alta definição. Ele destacou a valorização do Estado, até mesmo na determinação de que toda a equipe fosse composta por piauienses. O filme tem 1h50min de duração e foi exibido no especial Viva Piauí de 2008, que durou cinco horas.
 

 
O curso faz parte do programa Olhar Brasil, do Ministério da Cultura. O coordenador geral do Núcleo de Produção Digital do Piauí, Valderi Duarte, disse que com o crescimento na produção audiovisual, o curso vem aperfeiçoar tecnicamente os alunos, e incentivar a produção independente. Serão 440 horas/aula com noções de direção, fotografia, edição, som, roteiro, e elenco.
 
O professor Caú Duarte também participou da aula inaugural.
 
 

 
Yala Sena (flash do auditório do Sebrae/PI)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: