Cidadeverde.com

México volta à Libertadores e quer time já nas oitavas em 2010

Imprimir

Depois de decidirem pela volta dos clubes mexicanos para a disputa da Copa Libertadores da América de 2010, os cartolas do país pedirão formalmente à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) a classificação automática de Chivas e San Luis para as oitavas-de-final.

Os clubes mexicanos desistiram da participação nas oitavas da edição deste ano depois do surto da gripe suína no país. A Conmebol havia decidido que a classificação seria disputada em partida única contra São Paulo (Brasil) e Nacional (Uruguai), mas os mexicanos preferiram se retirar da edição.

Nesta terça-feira, em Nassau, durante a realização do 59º Congresso da Fifa, a paz foi selada após reunião entre a Federação Mexicana de Futebol, os dez representantes das federações nacionais da Conmebol, além do presidente da entidade sul-americana, Nicolás Leoz.

"Vamos fazer proposta por escrito. A razão é que, não esportivamente, mas por causas externas, os clubes não puderam continuar. E chegaram até aquela fase por mérito", defendeu o presidente da Federação Mexicana de Futebol, Justino Compeán.

Quando perguntados como seria a forma de disputa da edição de 2010, os cartolas disseram que as negociações ainda serão conduzidas. Mas o secretário da Federação Mexicana de Futebol, Decio de Maria, já fala grosso. "Está muito claro para nós que Chivas e San Luis iniciarão em 2010 já nas oitavas-de-final", declarou.

Segundo eles, haverá ainda ressarcimento econômico para os dois clubes. Para completar, já planejam o próximo passo. Querem o direito de disputar uma eventual final em casa - o acordo atual prevê que, no caso de um mexicano chegar à decisão, a segunda partida será sempre na casa do outro time, que também terá classificação automática para o Mundial mesmo com o vice-campeonato.

Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: