Cidadeverde.com

Entidades fecham Avenida Frei Serafim em protesto por transporte coletivo

Imprimir
  • protesto_7.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_6.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_5.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • protesto_3.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • PROTESTO_2_OK.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • Protesto_1.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • manifestação_5.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • MANIFESTAÇÃO_4.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • MANIFESTAÇÃO_3.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • MANIFESTAÇÃO_2.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • MANIFESTAÇÃO_1.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com

Atualizada às 10h45

As entidades que participam da manifestação em defesa do transporte coletivo em Teresina fecharam a Avenida Frei Serafim por volta das 10h20 desta terça-feira (21). As pistas no sentido zona Leste - Centro, logo após a ponte Juscelino Kubitschek, ficaram interditadas por cerca de 20 minutos pelo grupo, que proferiu palavras de ordem cobrando o retorno de 100% da frota de ônibus na capital. 

O trecho foi liberado cerca 20 minutos após ser interditado. Antes de encerrar o movimento, os estudantes e as demais entidades fecharam o cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Avenida Pinel, fizeram uma foto e em seguida se dispersaram. Os carros voltaram a circular normalmente.

Motoristas e cobradores do sistema de transporte coletivo entraram hoje no 9º dia de greve. Sem avanços, os trabalhadores decidiram manter o movimento. 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro), Antônio Cardoso, comemorou a adesão dos estudantes ao movimento grevista. Para ele, os estudantes são muito prejudicados com a greve porque não têm condições de ficar pagando passagem inteira nos transportes cadastrados. 

“Gasta muito, a família sem ter condições, porque eles pagam meia. E nesse caso aqui tem que pagar a parte inteira que não tem, mesmo assim não tem. Foi feito um pedido aí de 250 veículos por conta da STRANS, mas a gente sabe que não está rodando de forma nenhuma. Então prejudica todo mundo, sem falar que esse transporte ofertado aí, não leva gratuidade, não leva meia do estudante”, lamentou Cardoso.

 

Matéria original 

Motoristas, cobradores, estudantes e representantes de diversas entidades estão reunidos na manhã desta terça-feira(21) em frente ao Fórum Criminal de Teresina para protestar contra a falta de transporte coletivo na capital

Na ocasião será ajuizada uma ação popular reivindicando o retorno imediato de 100% da frota de ônibus, bem como transparência por parte dos dirigentes responsáveis pela execução e fiscalização dos contratos públicos. 

A ação foi confeccionada pelos advogados e representantes do fórum, Samuel dos Anjos e Gabriel Felipe.

“Estamos aqui para protocolar essa ação popular para requerer os direitos das pessoas que aí estão sofrendo o descaso do Poder Público municipal, na figura do prefeito Dr Pessoa que não está cumprindo com seu papel de fiscalizar, assegurar o cumprimento de um serviço público essencial que é o transporte público, que está assegurado na nossa Constituição como direito essencial”, destacou o advogado Gabriel Felipe.

Após o protocolo da ação popular, os advogados do movimento farão o despacho com o magistrado solicitando que seja deferido o pedido liminar para retorno de 100% da frota dos ônibus. 

“Esse é nosso pedido inicial. E também há um pedido alternativo que é a revisão contratual. E caso não seja possível fazer a revisão nos termos que nos dispusemos, a revisão contratual com chamamento de novas empresas para nova licitação pública”, acrescentou o advogado Samuel dos Anjos.


Flash Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais