Cidadeverde.com

Deputado apresenta projeto de lei que prioriza atendimento a gestantes autistas do Piauí

Imprimir

Foto: Divulgação 

O deputado estadual Rubens Vieira (PT) apresentou na Assembleia projeto de lei que garante atendimento especial a gestantes com transtorno do espectro autista (TEA).

"A gestante terá acompanhamento de pré-natal e pós-parto como de alto risco e receberá atenção total", explica o parlamentar. 

De acordo com o projeto, toda gestante com Transtorno do Espectro Autista terá assegurado pela Secretaria de Estado da Saúde acompanhamento psicológico e psiquiátrico, ginecológico, obstétrico e pediátrico desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

“O acompanhamento psicológico e psiquiátrico da gestante com TEA deverá ser realizado durante todo o período da gravidez, puerpério, até o segundo ano de vida da criança, em conjunto com o médico pediatra, sendo que esse acompanhamento deverá ocorrer mensalmente até o segundo ano de vida da criança e se estenderá à genitora, que deverá comparecer ao serviço de saúde da localidade em que reside para consulta com o pediatra, psicólogo e psiquiatra para orientações e procedimentos necessários”, explicou Rubens Vieira. 

O projeto também  prevê que após o parto, os profissionais do serviço pediátrico do SUS deverão realizar todos os exames e procedimentos médicos necessários na criança, ficando responsável pelo correto preenchimento da carteira de vacinação, tanto nos marcos físicos, mas em especial nos marcos do desenvolvimento, ajudando no diagnóstico precoce. 

 

Paula Sampaio (Com informações da ascom)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais