Cidadeverde.com

OAB define lista sêxtupla para vaga de desembargador; veja os mais votados

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI), divulgou por volta das 19h40 de hoje (30) a lista sêxtupla com os candidatos mais votados para disputar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí. 

A eleição teve início às 15h e a lista foi definida pelos integrantes do Conselho Pleno da OAB, instância máxima da instituição. Agora, os seis nomes serão encaminhados para o Tribunal de Justiça. O pleno vai escolher três advogados da lista e os nomes serão enviados para o governador Rafael Fonteles (PT) indicar um nome. 

 Veja os votos: 

Francisco Einstein Sepúlveda De Holanda - 30 votos
Agrimar Rodrigues De Araújo - 29 votos
Aurélio Lobão Lopes  - 23 votos
Wildson De Almeida Oliveira Sousa - 21 votos
Álvaro Fernando Da Rocha Mota - 20 votos
Fábio Leal Da Silva Viana - 20 votos


A escolha ocorreu após a sabatina realizada com os 14 candidatos que se submeteram ao processo eleitoral da instituição. 

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, afirmou que a OAB entregará ao Tribunal de Justiça a lista oficial com os seis eleitos nesta segunda-feira (03/04)  de abril.

 "Foi uma tarde histórica aqui na OAB, momento em que o Conselho Seccional escolheu os seis representantes da OAB para continuarem nesta jornada da escolha do Desembargador do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Piauí.", afirmou o presidente. 

 

Atualizada às 16h20

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho, iniciou agora há pouco o processo de eleição para escolha da nova vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí. O Conselho Seccional vai indicar seis nomes na lista que será enviada ao TJ-PI. Após um sorteio prévio, cada um dos candidatos responderá individualmente as perguntas dos membros do Conselho e, ao término, se inicia a votação.

“Que façam um bom debate. Todos que estão aqui realmente são competentes e aptos a concorrer a vaga de desembargador. Somos 34 conselheiros e cinco ex-presidentes com direito a voto, então o candidato que conseguir 20 votos estará automaticamente classificado”, disse o mandatário da Ordem.

O Cidadeverde.com apurou que entre os candidatos, os favoritos para comporem os seis nomes na lista da OAB-PI são os advogados Wildson Oliveira, Agrimar Rodrigues, Claudia Paranaguá, Aurélio Lobão, Álvaro Fernando e Francisco Einstein.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Depois das explicações sobre as regras do pleito, a mesa foi desfeita e os candidatos encaminhados para a sala da presidência. Seguindo a ordem de sorteio, cada um dos candidatos será sabatinado individualmente pelos conselheiros. Todo o processo está sendo acompanhando por uma comissão eleitoral.

Conforme sorteado, o primeiro sabatinado foi Thiego Monthiere. Com 11 anos na advocacia, o candidato se apresentou aos conselheiros votantes e elencou quais suas metas caso escolhido para a vaga. “Contribuir para uma maior celeridade aos processos do Judiciário piauiense. Falta essa celeridade para nós advogados”, citou.

Em seguida foi a vez de Álvaro Fernando da Rocha. Assim como o antecessor, o candidato se apresentou aos presentes e também defendeu seu nome para a lista sêxtupla da OBA-PI. 

Tido como um dos candidatos favoritos para integrar a lista sêxtupla, Wildson Oliveira foi o terceiro sabatinado. Se apresentando como “advogado militante”, o doutor em Direito Constitucional enfatizou o desejo de melhorar o sistema judicial e valorização da advocacia.

“A presença constante do equilíbrio entre as forças, entre o Ministério Público, entre o advogado o juiz. Todos devem estar presentes em iguais condições”, discursou o candidato, que também frisou a necessidade da escolha de um desembargador que “gosta de gente”. “Esse ponto é essencial”, completou.

Matéria original
 
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) vai realizar nesta quinta-feira (30), às 15h, a Sessão Ordinária do Conselho Pleno que vai definir a lista sêxtupla constitucional com os nomes dos advogados que vão disputar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí por meio do Quinto Constitucional.
 
São 14 advogados que estão disputando a vaga deixada pelo desembargador Francisco Paes Landim que completou 75 anos em 2022 e deu entrada na sua aposentadoria. A vaga deverá ser preenchida por um advogado, por isso a OAB vai realizar a definição da lista sêxtupla por meio de votação do Conselho Pleno.
 
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
 
Antes a definição da lista era realizada primeiro por meio de eleição direta onde os advogados da ordem escolhiam 12 nomes e depois mandavam para o Conselho definir seis nomes. Agora a eleição acontece diretamente com o Conselho Pleno, que dos atuais 14 nomes deve votar em seis por votação secreta.
 
O Conselho Pleno tem 39 votantes, sendo 34 conselheiros e conselheiras eleitos em 2021 e cinco membros Honorários Vitalícios com direito a voto de acordo com o Estatuto da Advocacia, são eles: Fides Angélica, Reginaldo Furtado, João Pedro Ayrimoraes, Luiz Gonzaga Soares Viana e Celso Barros Coelho. Cada um deles poderá votar em até seis candidatos. 
 
Após a eleição, o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho, irá entregar a lista ao presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Hilo de Almeida, para formação da lista tríplice. 
 
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
 
Com a definição de três nomes, eles serão encaminhados para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que irá fazer a definição final com a escolha do nome do novo desembargador. 
 
Confira os candidatos:
  1. Agrimar Rodrigues De Araújo
  2. Álvaro Fernando Da Rocha Mota
  3. Aurélio Lobão Lopes
  4. Claudia Paranaguá De Carvalho Drummond
  5. Fábio Leal Da Silva Viana
  6. Francisco Einstein Sepúlveda De Holanda
  7. Joffre Do Rego Castello Branco Neto
  8. Jozimar Laurentino De Paula
  9. Lilian Firmeza Mendes
  10. Maria Do Amparo Rodrigues Lima
  11. Reginaldo Miranda Da Silva
  12. Samea Beatriz Bezerra Sá
  13. Thiego Monthiere Carneiro Borges Vieira
  14. Wildson De Almeida Oliveira Sousa

 

 
Bárbara Rodrigues e Breno Moreno
  • canddida.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_41.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_40.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_39.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_38.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_37_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_37.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_36.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_35_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_35.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_34.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_33.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_32.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-03-30_at_16_11_31.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais