Cidadeverde.com

Deputado quer que Governo Federal compre grãos do Piauí

Imprimir
Em audiência com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab -, Wagner Rossi, o deputado federal Osmar Júnior (PCdoB/PI) e o presidente do Sindicato dos Beneficiadores de Produtos de Vegetais do Estado do Piauí, Joaquim Caldas, apresentaram documentos para defender a compra do feijão caupi produzido na região por parte do Governo Federal. Atualmente, o Piauí está fora do grupo de estados que vendem grãos para o Governo.
 
Foi entregue a Rossi um relatório elaborado pela Embrapa sobre a capacidade de armazenamento do feijão caupi, que seria o principal motivo para impedir a compra por parte do Governo Federal. Ao invés de baixa resistência, o produto poderia suportar até seis meses.
 
"Além de abrir a discussão na bancada, estarei com os ministros de Desenvolvimento Social e da Integração com o mesmo pleito. Não queremos o Piauí apenas no Mapa da Exclusão ou da Fome", disse Osmar Júnior, defendendo a inclusão do Piauí no que ele chama "mapa da produção agrícola".
 
O Estado hoje não participa das Aquisições do Governo Federal por que em nenhuma modalidade, quer seja a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) ou de cesta básica. Este ano, o Piauí produziu 6 toneladas de feijão caupi, cujo quilo está em média custando  R$ 1. "Queremos que o Governo Federal passe a adquirir o nosso produto. A agricultura do Piauí, principalmente a do cerrado está com excesso de produção e com dificuldade de escoá-la no mercado", afirma Joaquim Caldas.
 
Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: