Cidadeverde.com

Corinthians esquece Copa do Brasil e bate Coritiba

Imprimir
O Corinthians deixou a Copa do Brasil de lado na fria noite deste sábado e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Precisando de um resultado positivo para não correr o risco de ver seu time terminar a rodada na temida zona do rebaixamento, Mano Menezes poupou apenas três jogadores (Ronaldo, Jorge Henrique e William) e o time de Parque São Jorge - também desfalcado de André Santos - bateu o Coritiba por 2 a 0 jogando no Pacaembu.

Esta foi a segunda vitória do Corinthians na competição. A equipe alvinegra já havia batido o Barueri pela terceira rodada. Agora, o time paulista soma sete pontos em cinco jogos e ocupa, provisoriamente, a sexta colocação. Entretanto, ainda pode perder posições conforme os resultados dos jogos de domingo.

Mas, se o Corinthians conseguiu se reerguer na noite deste sábado, o Coritiba viu sua crise aumentar. A equipe que também vinha poupando titulares no Brasileiro para poder ter força total na Copa do Brasil, segue sem vencer na competição. Passadas cinco rodadas, os paranaenses ainda não conseguiram mais que um ponto na competição.

Nesta noite, o Coritiba buscava encontrar seu caminho no Campeonato Brasileiro. A equipe foi eliminada da Copa do Brasil na última quarta-feira jogando no Couto Pereira. Mesmo vencendo por 1 a 0, o time de René Simões não conseguiu tirar o Inter que ganhou por 3 a 1 o primeiro duelo em seus domínios.

Por conta disso, Simões tratou de lançar as melhores peças de seu elenco para encarar o Corinthians no Pacaembu. No entanto, com um grupo que ainda mostrava abatimento por conta da queda em plena capital paranaense, o Coritiba não foi capaz de evitar a terceira derrota na competição.

Curiosamente, o único ponto somado pelo Coritiba no Brasileirão foi conquistado fora de casa (2 a 2 diante do Avaí, na Ressacada). Neste sábado, porém o Corinthians fez valer o mando de campo e, mesmo com o Pacaembu praticamente vazio, partiu para a pressão sobre o adversário logo no início da partida.

A equipe de Mano Menezes deu o primeiro susto no rival logo aos 7min, com Elias apresentando um chute de longa distância como cartão de visitas. Minutos depois, uma subida despretensiosa de Chicão quase abriu o placar. O zagueiro cruzou rasteiro da direita, mas a bola desviou no meio do caminho e quase traiu o goleiro Vanderlei.

A pressão alvinegra prosseguiu, mas bem que o Coritiba tentou assustar em contra-ataques. Principalmente em lançamentos de longa distância. Foi assim que, aos 33min, Marcelinho Paraíba conseguiu arrancar no meio da defesa do Corinthians. Porém, quando estava prestes a ficar de frente para Felipe, o árbitro assinalou impedimento duvidoso.

Após a boa oportunidade criada pelo Coritiba - a única do primeiro tempo -, os donos da casa voltaram a pressionar. A sorte sorriu para Douglas aos 39min. O meia recebeu na área e fez tudo certo: dominou, cortou a marcação, levou a bola para o pé esquerdo e bateu forte. No entanto, Vanderlei, bem colocado, saltou e mandou para escanteio.

O domínio alvinegro só foi se transformar em gol quando o árbitro já se preparava para encerrar o primeiro tempo. Alessandro encontrou um corredor na ala direita e disparou em velocidade. Douglas percebeu a movimentação do companheiro e enfiou a bola. O lateral recebeu na frente da marcação e cruzou rasteiro. Souza, que até então havia errado em todas as suas participações, foi oportunista e apenas escorou para o fundo do gol.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo com a mesma formação. E o Corinthians mostrou que não pretendia segurar o resultado logo no primeiro minuto, com Dentinho girando na área e chutando forte. A defesa do Coritiba, bem posicionada, cortou o lance.

Aos 9min o Coritiba conseguiu responder. Pedro Ken cruzou da direita e a bola passou com perigo pelo meio da área do Corinthians. Ariel bem que tentou se esticar todo para escorar, mas não alcançou.

A reação, porém foi logo sufocada pelo segundo gol do Corinthians. Em nova jogada pela lateral, desta vez a esquerda, Saci levantou para área e Douglas, de cabeça mandou para as redes.

Com a derrota no placar e sem conseguir ficar com a bola no campo adversário, Renè Simões mexeu no time. Colocou Guaru no lugar de Vicente e Thiago Silvy na vaga de Marcos Aurélio. Assim, o Coritiba até conseguiu chegar ao gol com Ariel, mas o árbitro assinalou o impedimento do atacante paranaense.

Mano Menezes respondeu às mudanças no adversário. Sacou o volante Marcelo Oliveira e promoveu a entrada do zagueiro Jean. Quando o Coritiba ficou com 10 jogadores em campo por conta da expulsão de Márcio Gabriel, o treinador do Corinthians lançou Jucilei no lugar de Alessandro e tratou de assegurar a vitória.

Renè Simões ainda tentou colocar Bruno no lugar de Ariel, que até então era o mais produtivo atacante do Coritiba, mas não foi suficiente. Com um a menos, os visitantes praticamente não conseguiram levar grande perigo à meta de Felipe até o apito final.

Com foco no Brasileirão e nova vitória no torneio, o Corinthians folga nos próximos dois dias e, em seguida, segue para Itu para se preparar para pegar o Goiás no próximo domingo. Os trabalhos no interior da capital paulista, entretanto, também já tem o objetivo de aprontar a equipe para a final da Copa do Brasil. O primeiro jogo da decisão contra o Internacional está marcada para o dia 17, no Pacaembu.

CORINTHIANS 2 X 0 CORITIBA

Corinthians
Felipe, Alessandro (Jucilei), Chicão, Diego e Wellington Saci; Elias, Marcelo Oliveira (Jean) , Cristian e Douglas; Dentinho e Souza (Henrique)
Técnico: Mano Menezes

Coritiba
Vanderlei, Felipe Rodrigo Mancha e Pereira; Márcio Gabriel, Leandro Donizete, Marcelinho Paraíba, Pedro Ken e Vicente (Guaru); Marcos Aurélio (Thiago Silvy) e Ariel (Bruno)
Técnico: Renè Simões

Data: 06/06/2009 (sábado)
Local: Estádio do Pacaembu (SP)
Público:6.259 pessoas
Renda:R$ 178.937
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ)
Auxiliares: Jackson Lourenço Massara do Santos (BA) e Marco Aurélio dos Santos Peçanha (RJ)
Cartões amarelos: Felipe, Pereira (Coritiba) Alessandro (Corinthians)
Cartões vermelhos:Márcio Gabriel (Coritiba)
Gols: Souza, aos 45min do primeiro tempo, e Douglas, aos 10min do segundo tempo.

Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: