Cidadeverde.com

“Cepisa foi asfixiada por políticas de governo”, diz sindicalista em 1º depoimento na CPI

Imprimir

Fotos: Thiago Amaral/Alepi

A primeira audiência realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Equatorial ouviu o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Francisco Marques. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (12) e contou com a presença do presidente da investigação, Evaldo Gomes (Solidariedade), e do relator Nerinho (PT). 

Em depoimento, Francisco Marques, que integrava o conselho de administração da antiga estatal, disse que a antiga Cepisa foi “asfixiada” por políticas de governo. 

Ele também fez uma dura crítica sobre a “obstinação” do setor privado pelo lucro e defendeu que a estatal primava pela qualidade no atendimento. 

“A Cepisa foi asfixiada por políticas de Governo, pelo próprio marco regulatório. Mas, foi se reestruturando ao longo da história”, declarou. 

O sindicalista também assinalou que, após a privatização concretizada em leilão no ano de 2018, ocorreu a crescente terceirização de postos de trabalho na empresa, principalmente do quadro próprio técnico. Dados levados pelo sindicato à CPI apontaram que pelo menos 1,8 mil empregados já foram demitidos desde à época até este ano. Para ele, essa rotatividade tem sido o principal gargalo que tem comprometido a prestação de serviço na empresa. 

“Energia elétrica é uma atividade de alto risco e de grande importância. Não se admite que uma pessoa que começa a entender como funciona, começa a entender como funcionam os problemas do estado, passe por essa rotatividade, e a terceirização é isso. Tanto é que a empresa está reconhecendo isso, para reprimarizar e ter novamente um quadro próprio de serviços”, destacou o sindicalista. 

O presidente do Sindicato fez ainda um apelo para que seja feita um quadro próprio de funcionários, especialmente na área operacional. 

“Outro problema que estamos verificando é a ineficiência de mão de obra, tem muitos locais que estão precisando de mão de obra mais qualificada […] Você não pode ter essa rotatividade no setor operacional”, declarou. 

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais