Cidadeverde.com

Aeroporto de Teresina recolhe 40 pipas em apenas um dia e faz alerta

Imprimir

Foto: Ascom

Empinar pipas é uma brincadeira comum para os teresinenses, principalmente em época de ventos fortes, que geralmente ocorre em meados de junho e julho. Mas, contrariando as estatísticas, apenas do início de março ao dia 10 de abril, o Aeroporto de Teresina recolheu 68 pipas no sítio aeroportuário, sendo 40 delas em apenas um único dia.

Essa diversão inocente, se não praticada de forma responsável, pode provocar inúmeros danos para aviação e para comunidade próxima do aeroporto. Por isso, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal teresinense, está alertando sobre os riscos.

“Ficamos muito surpresos pela quantidade de pipas recolhidas nesse período de chuvas intensas. Por isso, fazemos um apelo para que as pessoas se conscientizem e não soltem pipa nos arredores do aeroporto. Esse simples ato pode gerar ocorrências graves, danos nas aeronaves e acidentes, principalmente nos momentos mais delicados do voo: pouso e decolagem”, alertou o gerente do Aeroporto de Teresina, Éden Pisani Júnior.

Além do perigo da pipa se enroscar em partes do avião, o cerol usado nelas para competição é uma ameaça para quem usa e para as pessoas que fazem o recolhimento, afinal, a mistura usada é severamente cortante.

“A linha com cerol usada nas pipas podem cortar partes da aeronave e até provocar acidentes com os colaboradores que trabalham na pista”, explicou o gerente, que reforçou outro sinal de risco: “Quando uma pipa cai no sítio aeroportuário, as crianças podem adentrar ao local de forma indevida, o que é preocupante”, pontua.

Ele ainda pede que caso a pipa caia no interior do aeroporto, as pessoas não entrem para fazer o resgate. “Todo esse alerta que fazemos é importante para sensibilizar a população quanto aos perigos que esta prática representa”, frisa o gerente.

Praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea ou expor a perigo aeronaves são crimes conforme o Código Penal, Art. 261, com pena de dois a cinco anos de prisão.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais