Cidadeverde.com

Decisão de juíza suspende eleição de sindicato da Polícia Civil

Imprimir
O Sindicato dos Policiais Civis do Piauí - Sinpolpi - ganhou mais um motivo para reascender a disputa com o Sindicato dos Policiais Civis e Agentes Penitenciários do Piauí - Sinpoljuspi. Nesta terça-feira (9), por decisão da juíza Basiliça Alves da Silva, da 4ª Vara do Trabalho, as eleições do segundo sindicato foram suspensas em função da participação de agentes de polícia no pleito, o que caberia somente ao primeiro sindicato.
 
Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com
 
De acordo com Marcos Pinheiro, tesoureiro geral do Sinpolpi, a decisão de hoje é inédita, e teve como base o fato das duas chapas concorrentes terem agentes penitenciários e policiais civis, bem como a coordenação eleitoral. O Sinpolpi alega que já ganhou em primeira e segunda instância o direito de representar os policiais civis. "Não tem sentido ter policiais nesse processo eleitoral", disse o tesoureiro.
 
O Sinpoljuspi já lançou nota afirmando que vai recorrer da decisão no Tribunal Regional do Trabalho para garantir a eleição, que estava marcada para amanhã. O presidente Jacinto Teles sustenta que o sindicato é o único com registro sindical no Ministério do Trabalho e possui o maior número de filiados. Além disso, o agente penitenciário autor da ação, José Ferreira Dantas Filho, seria cliente do mesmo advogado do Sinpolpi, segundo o Sinpoljuspi.
 
"O Supremo Tribunal Federal interpreta que apenas o sindicato que detém registro no Ministério do Trabalho tem o poder de representar a categoria (no caso, o Sinpoljuspi). Além disso, é importante lembrarmos que não houve qualquer pedido de impugnação das candidaturas das chapas inscritas para a eleição, sendo que ambas tem policiais civis como integrantes”, declarou Jacinto Teles.
 
O Sinpoljuspi também questiona porque a ação não pediu a destituição de diretores do sindicato que são policiais civis.
 
Jacinto Teles promete marcar nova data para a eleição assim que tiver uma posição da Justiça.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: