Cidadeverde.com

Avaliações do Campeonato Piauiense da temporada/2009

Imprimir

Terminado mais um Campeonato Piauiense de Futebol, vamos a algumas avaliações da competição nos mais diferentes aspectos :

O CAMPEÃO DA TEMPORADA

A conquista do Espsorte Clube Flamengo não merece contestação. O time rubro-negro venceu o primeiro turno e venceu o segundo, não permitindo nem mesmo uma disputa do título na fase final. Foram superados adversários considerados candidatos ao título. Na reta final do primeiro turno, o Flamengo passou pelo Picos com duas vitórias e derrotou o 4 de Julho na decisão com uma vitória e um empate.  No segundo, bateu o Barras duas vezes, bateu o River de virada e ainda venceu o time do 4 de Julho em Teresina e em Piripiri. Os números da campanha rubro-negra mostram claramente que a conquista foi plenamente justa,não merecendo contestações.

O VICE-CAMPEÃO

Está claro que o vice-campeão do ano deveria ser o 4 de Julho. Afinal, o time de Piripiri decidiu os dois turnos e ficou em segundo lugar. Acontece que colocaram no regulamento, aprovado pelos clubes, que o vice-campeão, no caso de um mesmo clube vencer os dois turnos,  seria o dono da melhor campanha nas duas fases de classificação, ficando fora os jogos da segunda fase, das semifinais e das finais de turnos.
 
Simplesmente foram abandonadas as fases mais importantes do Campeonato, no total de 12 jogos. Alguém teve a idéia achando que o seu clube seria o beneficiado. Deu tudo errado e o vice ficou com o Picos. Que a idéia não seja repetida nos próximos anos.
 


O ARTILHEIRO E O CRAQUE

França foi o grande artilheiro do Campeonato com 23 gols e jogando muíto futebol. A torcida de Piripiri lamenta que o artilheiro não tenha marcado nas duas partidas com o Flamengo.  O zagueiro Serginho teve destacada atuação na defesa do Flamengo, liderando a equipe como capitão e jogando com muíta garra.

A SELEÇÃO  DO CAMPEONATO

O comentarista Carlos Said em seus programas na Rádio Pioneira e na TV CIDADE VERDE escalou a seleção do Campeonato com os seguintes jogadores: Robson(Flamengo); Tote (Flamengo),  Marcelo(Flamengo),Serginho(Flamengo) e Batata(Flamengo); Niel (Flamengo), Célio(Flamengo) Diego(River) e Michel(Flamengo);Roni(Flamengo) e França(4 de Julho). O lateral Tote(Flamengo) foi considerado por Carlos Said como a revelação.

ARBITRAGEM

A arbitragem do Campeonato pode ser considerada boa. Não tivemos tumultos e erro realmente grave, tivemos um. Foi a não confirmaçaão de um gol do Barras contra o Flamengo em Piripiri. João José Leitão, levado pelo auxiliar, considerou que uma bola que havia entrado, passara por fora. Como logo depois o time de Barras marcou novo e fez 1 x 0, a falha acabou não sendo determinante para a vitória final do Flamengo por 2 x 1. Outras falhas cometidas, ficaram no mesmo nível das arbitragens nacionais.

PÚBLICO E RENDA

Na maioria dos jogos não foram informados os públicos e as rendas, contrariando o que determina o Estatuto do Torcedor. Mesmo assim, foi fácil notar que a média de público e renda no Campeonato foi das mais baixas dos últimos tempos. As informações no sentido contrário são infundadas. Tivemos falhas graves na organização da competição.

OS REBAIXADOS

De acordo com o regulamento, Piauí e Caiçara são considerados rebaixados para a segunda divisão. Acontece que não existe segunda divisão.Quem é capaz de citar os clubes que dela fazem parte ? Assim, Piauí e Caiçara devem continuar onde estão. O futebol piauiense não tem a mínima estrutura para os dois campeonatos. Faltam clubes que estejam devidamente organizados de modo a atenderem ao que determina a Legislação Esportiva. E só com dois times rebaixados, não é possível fazer um Campeonato.

Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: