Cidadeverde.com

Coleta de lixo emergencial inicia com 60 caminhões cadastrados em Teresina

Imprimir

As Superintendências das Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs) iniciaram na segunda-feira (15) uma coleta de lixo de forma emergencial em pontos mais críticos de Teresina. Segundo o gerente de Serviços Urbanos da Saad Sul, Islanilton Gomes, 24 veículos foram cadastrados para a região até a final da tarde de ontem (16) e oara toda a cidade são 60 caminhões. A meta é ultrapassar 100 veículos.

“Caminhões que servem para fazer esse tipo de coleta de material estão sendo cadastrados nas Saads”, reforça o gerente.  

De acordo com a Prefeitura de Teresina, a prioridade no momento é garantir a limpeza dos mercados municipais, hospitais, locais com maior fluxo de pessoas e as principais avenidas da cidade.

Já o mutirão de coleta emergencial segue até o final do mês e o objetivo do trabalho é diminuir a pressão causada pelo acumulo do lixo em até uma semana.

Islanilton Gomes acrescenta que a finalidade da ação é minimizar os possíveis impactos relacionados ao processo de transição da empresa responsável pela limpeza da cidade.

“O objetivo é que a gente volte o quanto antes, no máximo daqui há uma semana, a cidade volte a estar limpa e as pessoas possam ter suas vidas normalizadas referente a limpeza pública. Esse mutirão de limpeza está sendo feito para isso e nós não estamos em momento nenhum deixando de se preocupar com a necessidade, tanto de contratar caminhões, estar comprando o maquinário necessário, quando necessário, para que a gente pessoa estar fazendo a limpeza dentro dos conformes e dentro do possível da nossa realidade”, garante o gerente.  

Na tarde dessa terça-feira (16), a equipe da TV Cidade Verde esteve em alguns cruzamentos de Teresina e ainda constatou um grande volume de lixo nas calçadas e em canteiros. A reclamação da população sobre a situação é constante.

“O lixo está aqui faz uma semana”, disse um morador. Já outro apontou que a situação é um descaso. “É uma falta de respeito e humanidade com a população teresinense”, complementou.

Coleta de lixo está sendo regularizada após paralisação 

O presidente do Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), Jonathas Miranda, informou no final da manhã de segunda-feira (15) que o Consórcio Teresina Ambiental (CTA) liberou os caminhões e a coleta de lixo está sendo regularizada em Teresina. ]

A paralisação, iniciada na última quarta-feira (10), teria sido provocada devido ao fim do contrato com a atual empresa e a abertura de processo licitatório para uma nova contratação. Em abril, a coleta de lixo também foi paralisada e foi necessária uma ação emergencial para a limpeza na cidade.

 

Rebeca Lima e Francisco José (TV Cidade Verde) 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais