Cidadeverde.com

Cardiologista alerta para os riscos silenciosos da hipertensão

Imprimir

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma em cada três pessoas com hipertensão não sabem que têm a doença. Por conta disso, o médico cardiologista Elisiário Júnior explicou em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (17) explicou os riscos da doença, que costuma se desenvolver ao longo do tempo sem apresentar sintomas. 

“A hipertensão arterial é uma força que o coração tende a fazer para contrair esse volume sanguíneo para que possa levar o sangue através das artérias, que estão com a pressão alta. Esse aumento de pressão ao longo do tempo geralmente se dá sem sintomas. Quando o paciente apresenta sintomas é porque já tem uma lesão em algum órgão”, afirmou o especialista. 

O cardiologista pontuou que, por não saber que tem a doença devido a ausência de sintomas, a maioria dos indivíduos hipertensos não é adequadamente tratada, o que pode levar a lesões no coração, nas artérias e outros diversos eventos futuros como o infarto do miocárdio e o AVC. 

Foto: Cidadeverde.com

“Essa hipertrofia vai lesando o coração, que futuramente ele pode dilatar. Essa hipertensão pode levar a ruptura de uma placa de gordura da parede da artéria, levando ao infarto do miocárdio. O infarto é quando uma placa de gordura geralmente tem uma fissura ou uma crise hipertensiva, por exemplo, e lá forma um tronco que obstrui completamente a artéria leva um infarto”, explicou. 

Por fim, o médico enfatizou a importância da manutenção de bons hábitos alimentares aliados à prática de atividades físicas como forma de prevenção ao desenvolvimento da hipertensão. Como existem fatores genéticos que podem corroborar para o desenvolvimento da doença, o cardiologista destacou a importância de exames para o diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença.


Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais