Cidadeverde.com

River usou mais de 30 atletas e fracassou no Campeonato

Imprimir
Na temporada de 2008 o River começou bem o Campeonato Piauiense de Futebol. Terminou o primeiro turno na liderança, dando a impressão de que lutaria pelo título estadual até a rodada final. Mas não foi assim.  No segundo turno houve uma grande queda de produção da equipe e não faltaram as denúncias de torcedores dando conta de um comportamento divorciado do profissionalismo envolvendo os jogadores.  Jogando pouco futebol, o time tricolor nem mesmo chegou às finais, sendo eliminado pelo Comercial de Campo Maior. O título da temporada foi decidido por Picos e Barras.



Veio o Campeonato de 2009, e o River teve um primeiro turno dos piores. Ficou em nono lugar. A diretoria anunciou contratações e mais contratações. De uma vez só foram contratados 16 jogadores. Futebol mesmo ? Nada.  Ficou clara uma desorganização total e os torcedores começaram a protestar. Djalma Lemos,grande riverino,  mandou uma correspondência para o Cidadeverde.com com o título "manifesto de um tricolor desiludido".

 O manifesto foi escrito após um treinamento com uma equipe amadora de Teresina. Djalma chamou o treino de mequetrefe e afirmou que estava faltando compromisso dos dirigentes para com o clube. O seu desabafo, o torcedor declarou que estava indignado, desanimado e que não mais iria comparecer a treinos e jogos do seu clube do coração.

Terminado o primeiro turno, até que houve uma melhora, com a formação de uma nova comissão técnica e a chegada de outros jogadores. O time reagiu, mas caiu diante do Flamengo nas semifinais do segundo tempo, ficando fora da disputa do título de 2009. O tricolor não conseguiu nem mesmo decidir um dos turnos do Campeonato.

MAIS DE 30 JOGADORES

Durante o Campeonato Piauiense de 2009, o River usou pelo menos 31 jogadores. Foram estes:  Fágner, Jorginho, Carlos Alberto, Júnior, Hudson, Daniel, Neto, Thássio, Diego, Wellington,  Tiago Dias, Maranhão, Ánderson Camar, Léo Alves,  Deivisson, Lúcio, Curiri, Leandro, Ricardo, Miron, Negreti,  Jéferson, Rafael,  Neury, Willams, Luiz Carlos, Índio, Maurício Pantera, Carlinhos, Vítor Cearense e Brener. Aliás, o jogador Brener permaneceu em Teresina durante três meses e nada fez pelo clube. Esteve em campo apenas uma vez. Foi dinheiro jogado fora.

Dos 31 jogadores contratados, apenas 8 eram do Estado do Piauí. O Flamengo privilegiou a prata de casa e ganhou os dois turnos do Campeonato Piauiense e o título da temporada.

Agora os riverinos apresentam razões para o fracasso, esquecendo que a causa principal está na própria administração do clube. Faltou uma estrutura mais profissional. Foi gasto muíto dinheiro com jogadores tecnicamente fracos.

A velha aspiração de diretores no sentido de que o River lutasse para chegar à Série B do Campeonato Brasileiro, está mais distante.  Para chegar lá, o tricolor teria que vencer a Série D em 2009 e a Série C em 2010. Sem o título de campeão piauiense não dá nem para começar.

Agora a grande torcida tricolor fica de olho nas promessas para 2010. Afinal, o que vai mudar na administração do futebol no River Atlético Clube ?

COPA SÃO PAULO

Há anos que o River faz tentativas para participar da Copa São Paulo de Futebol Juniores. O futebol piauiense já esteve lá, pelo menos 11 vezes, representado por Fluminense, Flamengo e Piauí. O tricolor, em 11 anos de disputa da vaga em Teresina, nunca conseguiu sucesso.

 Agora faz mais uma tentativa através do Campeonatlo Piauiense Sub-18. No momento está entre os candidatos para a fase semifinal. Mas, ficar 11 anos sem conseguir um título na categoria, também é demais. É o resultado de um trabalho deficiente nas equipes de base.

O PATRIMONIO

Continua sem solução o caso do setor patrimonial. Não prosperaram as negociações iniciadas para a venda do que restou na av. Arêa Leão para a construção de uma nova sede de um centro de treinamento. Os negócios que estavam bem encaminhados foram interrompidos e a diretoria ainda não conseguiu encontrar novos caminhos. O presidente do clube, Deputado Federal Elizeu Aguiar, já teria novos planos, não revelados à imprensa e aos torcedores tricolores. É possível que ainda neste ano de 2009 seja encontrada uma solução para o impasse.

Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: