Cidadeverde.com

Piauí terá nova Casa de Detenção Provisória

Imprimir

As obras da nova Casa de Detenção Provisória, que funcionará ao lado da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, foram iniciadas ainda este mês. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12), pela secretária da Justiça, Cléia Maia.

A Casa de Detenção provisória de Altos terá capacidade para abrigar 112 detentos à disposição da Justiça e será construída com recursos do Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), com contrapartida de 10% pelo governo do Piauí. Serão aplicados o total de R$ 3,1 milhões para construção do novo estabelecimento penitenciário do Piauí.

O processo de licitação para realização da obra foi autorizado pela secretária da Justiça, em outubro de 2008, após a conclusão dos projetos complementares da obra solicitados pela Caixa Econômica Federal.

Após análise do edital junto à Procuradoria Geral do Estado, a Secretaria da Justiça tornou pública a abertura de processo licitatório na modalidade de concorrência pública, do tipo menor preço, sob o regime de empreitada por peço unitário para a realização das obras de construção da Casa de Detenção Provisória de Altos.

De acordo com o edital de licitação, os serviços contratados deverão estar executados e concluídos dentro de 180 dias, contados a partir da data de inicio dos serviços, podendo o prazo ser prorrogado dentro da vigência do prazo anterior, na forma da lei que regulamenta o processo licitatório (lei nº 8.666/93).

Para a secretária da Justiça, Cleia Maia, a construção da Casa de Detenção Provisória, no município de Altos, distante 23 km de Teresina, vai amenizar o problema da falta de vagas na Casa de Custódia de Teresina.

Ela explicou que brevemente será construída outra unidade penitenciária na região da Colônia Agrícola Major César Oliveira, desta vez com capacidade para abrigar 441 detentos, cujos recursos já estão assegurados através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONACI).
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: