Cidadeverde.com

Bandas piauiense são selecionadas para festival no Ceará

Imprimir
Validuaté é uma das bandas selecionadas
 
Nesta terça-feira, 16, a coordenação da Feira da Música reuniu a imprensa na sede da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (PRODISC), em Fortaleza, para divulgar os selecionados e informar sobre as inovações do evento este ano, que vão desde o novo modelo de gestão ao processo seletivo.

Tudo pensado para acompanhar o crescimento da Feira da Música, tornando-a mais colaborativa e participativa.

Uma das inovações foi a criação de um tema, que este ano é ‘Música, Novas Tecnologias e Ambientes na Web’.

Este ano a Feira da Música terá nos palcos 64 bandas de 18 estados brasileiros e contará ainda com duas bandas estrangeiras, uma de Cuba e uma da Argentina.

Estes são os estados de origem e o número e bandas: Alagoas (1), Bahia (2), Ceará (19), Distrito Federal (2), Espírito Santo (2), Goiás (1), Maranhão (1), Minas Gerais (5), Pará (1), Paraíba (4), Paraná (1), Pernambuco (6), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Norte (4), Rio Grande do Sul (1), Sergipe (1) e São Paulo (6). E mais, Cuba (1) e Argentina (1).

Do Piauí, as quatro selecionadas para o evento foram as bandas Batuque Elétrico,  Validuaté, Eita Piula e Conjunto Roque Moreira.

Batuque Elétrico também participa do evento
 
Com toda a programação gratuita, a Feira da Música chega à 8ª edição de 19 a 22 de agosto. E chega consolidada. Pioneira no Brasil no âmbito da música independente, é um dos mais conceituados eventos do gênero no país, dentre os 38 que integram a Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN).

Em sete anos, a Feira tem gerado soluções para a cadeia produtiva da música, contribuindo para a consolidação de uma rede nacional e abertura de um mercado internacional para a produção independente. A coordenação da Feira da Música é de Ivan Ferraro, vice-presidente da PRODISC e diretor da Regional Nordeste da ABRAFIN.

A Feira da Música é um grande espaço do mercado musical, com shows, rodada de negócios, oficinas, conferências, lançamentos, exposição da indústria de equipamentos, instrumentos e serviços, representando um importante pólo de discussão, divulgação e intercâmbio da produção musical, da indústria fonográfica e das mais diversas áreas que compõem a cadeia produtiva da música.

A oitava edição da Feira ocupará o Centro de Negócios do Sebrae-CE, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Bom Mix, SESC Iracema e Centro Cultural Banco do Nordeste.


A SELEÇÃO DAS BANDAS

Como resultado do novo processo seletivo aplicado este ano, um total de 66 bandas foram escolhidas para compor a programação musical da Feira da Música 2009. Dos mais de 570 inscritos, a curadoria fez uma pré-seleção de 150 e estas foram avaliadas sob a perspectiva da qualidade técnica e artística,potencial de mercado da banda e a capacidade de circulação e articulação. A
cada grupo foi entregue um questionário que foi preenchido com as propostas de plano de trabalho e viabilidade financeira.

Com o novo processo de escolha dos grupos e o vínculo destes com as demais atividades que acontecem dentro da programação do evento, a Feira da Música deu um passo fundamental para a consolidação de sua real proposta, que é estimular a geração de novos negócios e parcerias com todos os envolvidos na cadeia produtiva da música. Por isso a importância de cada grupo estar nas
oficinas, palestras, debates, painéis, rodadas de negócios e no pavilhão de
exposições.

Dessa forma, as bandas passam a ter um maior diálogo com a organização da Feira da Música, que abre várias possibilidades para o máximo aproveitamento das atividades do evento.

O processo seletivo da Feira da Música foi realizado por uma comissão nacional composta por profissionais e jornalistas do ramo musical.

Compuseram a curadoria o coordenador geral da Feira, Ivan Ferraro; o músico e designer gráfico George Frizzo; Glauber Uchoa, do Núcleo de Cultura do SEBRAE/CE; Thaís Andrade, produtora cultural; e os jornalistas James Lima, editor do Music News, e Alex Antunes.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: