Cidadeverde.com

Firmino Filho instalará câmeras de vídeo em hospitais

Imprimir
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Firmino Filho, anunciou neste sábado que vai instalar câmeras de vídeos em hospitais e centros de saúde para reforçar a segurança e intimidar a violência. Ele admite que a relação paciente - médico é muito agressiva e que ele vai implantar a partir do segundo semestre uma nova metodologia de relacionamento.
 

“Iniciamos uma experiência nos Centros Básicos de Saúde com vigilância eletrônica 24 horas e também com cerca elétrica. Mais outra experiência que vamos adotar é colocar câmeras nos centros de saúde e hospitais, que são prédios públicos e estão sujeitos a riscos”, afirmou Firmino Filho durante o lançamento da campanha de vacinação contra a poliomielite, no hospital do Buenos Aires, na  zona Norte de Teresina.

Firmino disse que quer resgatar a relação “respeitosa” entre pacientes e médicos, para isso vai adotar uma nova metodologia, principalmente no setor de urgência dos hospitais, que é mais conflituoso.

Ele destacou ainda que está observado as experiências de Fortaleza-Ce, Curitiba-SC e Belo Horizonte-MG. A metodologia é chamada de “classificação de risco” que também é adotada nos Estados Unidos e Europa: atender não pela ordem de chegada e sim pela ordem de risco e dar um tratamento humanizado. A ideia é que já se inicie a partir do segundo semestre.

“A urgência não pode ser tratada como uma terra de ninguém e sim um local de encontro e de respeito. Essa é a verdadeira mudança cultural nos hospitais: resgatar a cultura em que o paciente dava seus filhos para os médicos serem padrinhos ou davam de presente uma galinha, em respeito por ele ter dado atenção e curado seu filho, por exemplo”, explicou Firmino Filho.


Flash de Yala Sena (direto do hospital do Buenos Aires)
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: