Cidadeverde.com

Presidente de Honduras é preso e tirado à força do país

Imprimir

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo (28) que está preocupado com a situação em Honduras, e pediu "respeito às normas democráticas, ao império da lei e aos fundamentos da Carta Democrática Interamericana".

"Estou profundamente consternado por relatórios que chegam de Honduras sobre a detenção e expulsão do presidente [Manuel] Zelaya", afirmou Obama.

"Assim como a Organização dos Estados Americanos (OEA) fez na sexta-feira, peço a todos os atores políticos e sociais em Honduras que respeitem as normas democráticas, o império da lei e os fundamentos da Carta Democrática Interamericana", completou o governante dos EUA em comunicado. 

Golpe

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, condenou em comunicado "o golpe que um grupo de militares" realizou neste domingo contra o presidente de Honduras, Manuel Zelaya.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também condenou o "golpe de Estado troglodita" cometido contra seu colega de Honduras e destacou que "chegou a hora do povo" e dos movimentos sociais desse país.

Dirigindo-se aos militares hondurenhos, o presidente venezuelano disse para estes ignorarem as ordens da "burguesia, dos ricos", que estariam empenhados em evitar que o povo se pronuncie sobre seu futuro.

Costa Rica

O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, afirmou que se encontra na Costa Rica e que foi vítima de um "sequestro brutal" por parte de um "grupo de militares" de seu país.

O governo da Costa Rica confirmou que o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, está a salvo em território costarriquenho, na condição de "hóspede", após ter sido detido e tirado à força de seu país por militares.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: