Cidadeverde.com

Médicos do PI deixam de atender planos do IPMT

Imprimir

Os usuários dos planos de saúde IPMT/Plante e Hapvida não podem mais contar com serviços médicos através desses convênios a partir deste mês de julho. A categoria médica decidiu suspender os atendimentos aos clientes das duas operadoras porque ambas descumpriram acordo firmado há mais de seis meses. Somente serão atendidos casos de urgência e emergência.

“Essa é a resposta da categoria diante do descaso dos dois convênios para com o profissional”, afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí. De acordo com Leonardo Eulálio, o IPMT e o HAPVIDA assinaram acordo que previa reajuste no valor da consulta para R$ 30,00 e R$ 40,00, respectivamente. Os honorários médicos sofreriam reajuste com deflator de -16% e a unidade de custo operacional com deflator de -28%, baseado na terceira edição da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).

Segundo o presidente do SIMEPI, a categoria esgotou todas as tentativas antes de decidir pela paralisação. “Nos colocamos à disposição para uma nova proposta até o último momento. Infelizmente, precisamos tomar essa medida, mas ambos estavam cientes de que a suspensão aconteceria caso não cumprissem com o acordo”, afirmou.

O presidente da Comissão de Honorários Médicos, Emmanuel Fontes, ressaltou que a Federação Nacional dos Médicos já está elaborando a 6ª edição da CBHPM (tabela de remuneração adotada em todo o país), mas somente no ano passado a categoria conseguiu aprovar a 3ª edição da tabela junto aos convênios que atuam no Piauí. “Isso demonstra a desvalorização da categoria, que ainda sofre com a defasagem desses repasses”, afirmou.

Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: