Cidadeverde.com

Prefeitura lança edital de R$ 34 milhões para Lagoas do Norte

Imprimir
O prefeito Sílvio Mendes autorizou a Secretaria Municipal de Planejamento a intensificar o processo de licitação de obras e serviços do Programa Lagoas do Norte com o lançamento, nesta semana, dos Editais de Concorrência Pública de Divulgação Nacional para execução das obras de Requalificação Urbana e Ambiental e da implantação do Sistema de Macrodrenagem na primeira área de intervenção do Programa. Ao todo serão licitados R$ 34 milhões em obras e serviços para a Zona Norte da capital, informou o secretário de Planejamento Freitas Neto.
 

 
As obras de Requalificação Urbano e Ambiental serão realizadas com recursos do Banco Mundial e incluem o alargamento da Rua Rui Barbosa, com implantação de ciclofaixas e ciclovias; reforço e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água dos bairros Acarape, Matadouro, Alvorada e São Joaquim, Nova Brasília, Mafrense, Olarias e Poti Velho, Aeroporto, Itaperu, Alto Alegre e São Francisco e Mocambinho; e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário nos bairros Acarape, Matadouro, Alvorada e São Joaquim, na região Centro-Norte da capital.

Segundo a arquiteta da Semplan, Karine Ferraz, ainda dentro das obras Requalificação Urbana e Ambiental, está incluída a implantação de um parque linear, às margens das lagoas Piçarreira do Lourival, Piçarreira do Cabrinha e ao longo do canal da Vila Padre Eduardo. “O parque linear é uma obra de grande visibilidade e beleza. Nele teremos um calçadão para prática de caminhada, quiosques de contemplação, um anfiteatro, playground, e pista de skate. Essa obra vai mudar a paisagem da região”, afirmou.

De acordo com o engenheiro da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), Roberto Amorim, a implantação do Sistema de Macrodrenagem da área 1 será executada com verba do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. As obras incluem a interligação das grandes lagoas da zona Norte e uma complementação da estação de bombeamento. “O estudo de macrodrenagem visa proteger a população para eventos críticos, considerando chuvas com longa duração. As obras foram projetadas para garantir maior grau de proteção à população”, ressaltou Roberto Amorim.

O engenheiro explicou que a interligação das lagoas hoje é feita por estruturas inadequadas que não garantem segurança aos moradores da região. A ampliação dos canais de interligação permitirá que as águas escoem mais rapidamente de uma lagoa para outra, e, com a melhoria do bombeamento final da Lagoa dos Oleiros para o Rio Poty, será possível manter o nível das lagoas de forma que a população não seja prejudicada.

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: